O vereador Wallace Oliveira (Pros) discursou sobre a necessidade do planejamento familiar na sociedade, expressando preocupação com as consequências ruins decorrentes da falta dessa ação dentro da família, em seu pronunciamento na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã de terça-feira (31/5).
“Eu venho a esta tribuna para trazer um tema que talvez passa de forma despercebida para muitos, mas é um tema de extrema importância, porque muitas das situações e problemas dentro do seio familiar estão relacionados a falta do planejamento familiar”, disse.
O parlamentar afirmou que está preparando um Projeto de Lei (PL) sobre o tema exposto, afim de auxiliar na diminuição dos efeitos negativos existentes.
“Estamos criando um PL sobre o assunto e iremos protocolar com a proposta de incentivar a preparação e aplicação do Planejamento Familiar. Pela falta dessa iniciativa, tem-se uma das sequelas mais preocupantes: a gravidez precoce e suas consequências”.
Wallace Oliveira mencionou que a gravidez precoce, principalmente no período da adolescência, traz diversos malefícios, inclusive relacionados à saúde da mulher.
“Além dos problemas socioeconômicos como evasão escolar e desemprego, acontecem os problemas relativos ao comprometimento da saúde da mulher, por motivo de serem muito jovens, algumas até na fase de pré e de adolescência, o que nos traz grande preocupação”, completou.
Conforme dados de PAHO, WHO, UNFPA e UNICEF, na América Latina a taxa de fecundidade na adolescência é a segunda maior do mundo, apenas atrás da África subsaariana. Para efeito comparativo, a taxa brasileira é de 68,4/1000; a da América do Sul é de 66/1000 e da América do Norte é de 28/1000.
O vereador enfatizou a necessidade imediata da instituição de programas sociais voltados à orientação das famílias sobre planejamento familiar e os resultados ruins da ausência do mesmo.
“É necessário e urgente que haja programas direcionados e eficazes para tratar desse tema. Precisamos de uma divulgação mais efetiva sobre o acesso e a conscientização das informações relacionadas ao planejamento familiar, pois isso é uma das principais causas do alto índice de gravidez precoce na adolescência no Brasil”.
Wallace Oliveira citou também os altos números de abortos não espontâneos dentro da sociedade brasileira. “Outra consequência muito séria e perigosa para a saúde da mulher é o aborto não espontâneo. Os índices de aborto deste tipo são cada vez maiores e extremamente preocupantes”.
Ao concluir sua fala, o parlamentar destacou que toda essa situação é uma questão de saúde pública, pois afeta diretamente os cidadãos e cidadãs que compõem as famílias.
“Precisamos enfrentar tudo isso de frente, sem qualquer tipo de impedimento, para que possamos tratar de forma eficaz, visto que isso é uma questão de saúde pública. Diante disso, nosso PL mostrará dados importantes sobre o assunto e sugerirá ferramentas essenciais para combater tais consequências ruins e esclarecer as informações precípuas com intuito de conscientizar a mulher, cônjuge e a família sobre a importância do planejamento familiar”, concluiu.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM