O vereador Wallace Oliveira (Pros) mostrou grande preocupação em relação aos altos índices nos acidentes de trânsito, especialmente nos envolvendo condutores alcoolizados, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (23/5).
“Hoje venha a tribuna desta Casa para trazer, de forma preocupante, os últimos índices com relação aos acidentes com veículos acontecidos não somente em Manaus, mas também em todo Brasil”, afirma.
O parlamentar reiterou que o aumento foi de cerca 70%, sendo o consumo de bebidas alcoólicas, a maior causa desse aumento. “O registro de crescimento desses acidentes chegou a 70%, e a causa campeã é justamente embriaguez ao volante”.
Wallace Oliveira comentou sobre a situação dos postos de combustíveis, onde ainda ocorre grande movimentação de venda e consumo de bebidas alcoólicas.
“Quando passamos em alguns pontos da nossa cidade, vemos uma movimentação muito grande nos postos de gasolina relativa à venda de bebidas alcoólicas e o consumo no local. O problema não é esse, mas sim quando uma pessoa alcoolizada assume o risco de tomar a direção de um veículo ao sair dali, por isso precisamos de leis mais duras e aplicadas na sua essência”.
O vereador repercutiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do último dia 19 de maio, que confirmou a punição administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao motorista que se recusar fazer o teste do bafômetro.
“Diante desses fatos, o STF confirmou a multa para motorista que recusa o teste de bafômetro, isso é algo de extrema importância, porque anteriormente estes se amparavam na questão de gerar prova contra si mesmo, o que amortecia uma possível sanção. Além disso, a Corte também validou a proibição da venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais”.
Wallace Oliveira enfatizou que essas sanções precisam ser aplicadas na íntegra nos condutores que se acharem nessa situação.
“Com a multa, o condutor terá o direito de dirigir suspenso por 12 meses, recolhimento da CNH e retenção do veículo, e eu apoio totalmente esse texto. Pois hoje, existem muitas famílias enlutadas devido a irresponsabilidade de muitos que escolhem dirigir embriagados”.
Ao final de sua fala, o parlamentar solicitou maior rigor na aplicação das leis pelos órgãos de fiscalização de todas as esferas.
“Quero aqui fazer um apelo, aos órgãos de fiscalização competentes, seja municipal, estadual ou federal, para que estes estabeleçam o rigor nos casos, sem nenhum tipo de flexibilização. Precisamos refletir profundamente sobre esse aumento, porque olhar esse impacto somente na família de outros é fácil, mas que Deus nos livre desse impacto chegar a nossa família através da imprudência de um condutor bêbado que decidiu dirigir um veículo”, finalizou.
Texto e foto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador