Fotos: Bruno Zanardo/SecomO governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (30/05), a preparação dos equipamentos que vão substituir toda a iluminação pública convencional antiga por luminárias modernas de LED no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Até o fim do ano o programa Ilumina+ Amazonas, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), chegará a 26 municípios.
Há 56 minutos
Por Agência Amazonas
O novo programa do Governo do Estado vai substituir lâmpadas antigas por luminárias modernas de LED em 26 municípios até o final do ano
“Essa é uma tecnologia muito importante porque economiza em até 60% o consumo de energia elétrica e produz maior luminosidade. É uma sensação maior de segurança, os vendedores ambulantes podem ficar na rua até mais tarde e o nosso objetivo é levar para todos os municípios, que todos possam ter acesso a essa tecnologia e a uma iluminação de qualidade”, ressaltou Wilson Lima.
Em Itacoatiara serão substituídos 5.850 pontos de iluminação pública. Nesta segunda-feira, o material será embarcado em uma balsa com destino ao município. A previsão é que as instalações comecem na próxima quarta-feira (01/06).
Em Tefé, já foram implantados cerca de 2 mil pontos até a semana passada, o que corresponde a mais de 70% dos serviços e em Parintins o último balanço somava 2.438 pontos substituídos, o equivalente a cerca de 42%.
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, os próximos municípios a receber os serviços são Barreirinha e Rio Preto da Eva, no mês de junho.
Foram incluídos também os municípios do baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos Nhamundá e Uricurituba. O município de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, que seria feito por convênio, agora também será por execução direta da UGPE, através do Ilumina+ Amazonas.
Os dois municípios foram os primeiros a receber o programa que, por determinação do governador Wilson Lima, ampliou o número de cidades beneficiadas, de 20 para 26, incluindo Maués onde o Estado executou um projeto piloto por meio do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).
O Governo, por meio da UGPE, também firmou convênio com as prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, repassando recursos para que os próprios municípios realizem a substituição da iluminação pública.
“Vamos atender os municípios mais populosos. O programa visa modernizar e padronizar o sistema tirando as lâmpadas mistas de mercúrio ou vapor de sódio é que consomem muita energia”, disse Marcellus.
Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.
Benefícios
Fotos: Bruno Zanardo/SecomFotos: Bruno Zanardo/SecomAlém da luminária de LED economizar em até 60% o custo com a energia elétrica, tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.
REPÓRTER: PEDROSO DE JESUS
MATERIAL DE VÍDEO
RETRANCA: PREPARAÇÃO ILUMINA + ITACOATIARA
WILSON LIMA, GOVERNADOR DO AMAZONAS
SONORAS:
BAIXE AQUI:
MARCELLUS CAMPÊLO – COORDENADOR EXECUTIVO DA UGPE
CRÉDITO IMAGENS: MÁRCIO AZEVEDO/SECOM
http://cloud.prodam.am.gov.br/index.php/s/12YUAhbENr3Qyww