Há 13 minutos
Por Agência Amazonas
Iniciativa compõe projeto Fazer para Aprender, do Educa+Amazonas
Em toda a rede estadual, serão 100 unidades até o final de 2022. FOTOS: Divulgação/Secom e Lucas Silva/SecomMais dois municípios receberam laboratórios de robótica para atender estudantes da rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (07/06), o governador Wilson Lima entregou duas unidades dos Espaços Makers em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), na calha do rio Madeira.
Os espaços estão sendo montados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e começam a funcionar na próxima semana. Em toda a rede estadual, serão 100 unidades até o final de 2022.
Em Humaitá, a unidade de ensino contemplada foi o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes. Para receber o laboratório em Apuí, a Escola Estadual Maria Curtarelli Lira foi adaptada.
Cumprindo agenda nos dois municípios, o governador Wilson Lima destacou a importância do investimento para a rede pública estadual de ensino.
“A gente tem feito isso em todas as escolas do estado do Amazonas, em cada município a gente vai implantar”, destacou o governador. “Os alunos vão ter acesso a programação de computador, laboratórios de ciências, física, química. São os alunos tendo acesso a impressoras 3D e outras tecnologias de ponta, e que antes não acontecia na escola pública. O que nós estamos fazendo é uma verdadeira revolução”.
A iniciativa integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. Os Espaços Makers foram pensados para ajudar os estudantes na construção de carreiras, despertando imaginação e interesses por áreas diversas. Em junho, serão 20 unidades entregues.
O local conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.
Espaços Makers
FOTOS: Divulgação/Secom e Lucas Silva/SecomFOTOS: Divulgação/Secom e Lucas Silva/SecomAlém das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.
Para complementar e garantir eficácia do projeto, o Fazer Para Aprender também investe na formação dos professores para que eles se sintam preparados para utilizar todos os recursos.
Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers
Manaus• EETI Maria Arminda• Ceti João dos Santos Braga• Ceti Dariana Correa Lopes
Interior• Ceti Hélio Bessa – Tefé• Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba• Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás• Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá• Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí• Ceti Washington Régis – Manacapuru• Ceti Professor Aristélio Sabino – Benjamin Constant