O evento aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Petrópolis, na zona sul de Manaus, nesta quinta-feira (30/03). O CGD tem como objetivo premiar as unidades da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que conseguiram os melhores resultados na redução de indicadores criminais.
Evento aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) alcançou, durante o primeiro bimestre deste ano, o cumprimento de 90% das metas estipuladas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, em relação à redução de indicadores criminais. As reduções foram apresentadas durante o 13° Ciclo de Gestão Para Desempenho (CGD), aos representantes das Forças de Segurança do estado.
“É uma atividade que reunimos comandantes de unidades da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil. Uma atividade importante onde apresentamos as produtividades de cada área e um resultado muito importante e positivo, quando comparamos com o primeiro bimestre do ano passado alcançamos 90% de eficiência nas metas de redução de indicadores criminais previstos estipulados no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Isso é um trabalho de integração entre nossa Polícia Militar, Polícia Civil com apoio do Corpo de Bombeiros e Núcleo Especializado em Operações de Trânsito”, destacou o secretário.
A atividade, de iniciativa do secretário de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, destaca os números positivos em relação às reduções, onde 90% dos indicadores criminais estipulados na meta apresentaram redução neste primeiro bimestre de 2023.
Violência contra a mulher
Entre as reduções, o coordenador destaca que os roubos ao transporte coletivo reduziram 8%, e aos postos de combustível 21%, homicídios em Manaus reduziram 14%, roubo a veículos apresentaram redução de 31%, roubos a residência 35%, roubos em estabelecimento comercial 15% e furto de veículos reduzindo 30%, entre vários outros indicadores.
Nesta edição do evento o tema violência contra a mulher foi destaque com uma palestras da delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a mulher (DECCM), Débora Mafra e da comandante da Ronda Maria da Penha, capitã Jorgeanny, visando aprimorar ferramentas de combate a este tipo de crime com integração entre as forças de segurança.