Na manhã desta sexta-feira (28/04), os 54 anos de ensino de Jornalismo na Amazônia foi um dos temas abordados no 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor). Essa programação da manhã ocorreu no Auditório Rio Solimões, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona sul de Manaus.
A primeira mesa foi conduzida pelo professor emérito da Ufam, Walmir Albuquerque Barbosa, ex-reitor da Ufam e jornalista formado na 1ª turma de comunicação social da instituição, com a coordenação do professor Allan Rodrigues, diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam).
O professor Walmir A. Barbosa contou um pouco sobre a trajetória das instituições de ensino de jornalismo, destacando a Ufam como a primeira universidade do Brasil.
“O curso de jornalismo amadureceu apesar de muitos acontecimentos, como a superação legal para formação do jornalista e a crise de mercado da imprensa local. Mesmo assim, as dificuldades não apagaram a chama dos jovens estudantes de jornalismo”, discurso ele.
Os eventos encerram na noite desta sexta-feira (28/04), com as premiações do Expojor e da Abej
A programação desta manhã também contou com a conferência ‘Fatores que sitiam o jornalismo’ proferida pelo professor doutor Eugênio Bucci , da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenada pelo professor da FIC/Ufam, João Bosco Ferreira.
Na conferência, o professor Eugênio Bucci apontou os três principais desafios enfrentados pelo jornalismo: a evolução da tecnologia, os modelos de negócios (financiamento) e a crise de pensamos. Este último é o motivo de maior preocupação do especialista.
“As redações deixaram de ser núcleos pensantes, e se tornaram apenas empacotadoras e distribuidoras de conteúdo. Com isso, a sociedade perde balizas com as quais ela poderia pensar a si mesma”, frisou Bucci.
Fatores que sitiam o jornalismo também foi tema discutido
A cerimônia de encerramento do 22° ENEjor e do 3º CONjor ocorre na noite desta sexta-feira (28/04), às 19h, na Unidade 2 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada na Av. Constantino Nery, 3000, zona Centro-Sul da Capital.
Na ocasião, também acontecerá a entrega dos prêmios da Exposição de Produção Experimental em Jornalismo (Expojor) e o da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Ao todo são 12 produtos experimentais concorrendo em 8 categorias.
Encerramento e Premiação Expojor
Os dois eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os eventos contaram com 375 inscritos todo o país., 59 trabalhos aprovados para apresentações nos Grupos de Pesquisa (GPs) e Grupos de Trabalho (GTs), seis oficinas voltadas para estudantes e três minicursos destinados à formação continuada de docentes dos cursos de jornalismo. Tanto o ENEjor e o CONjor acontecem de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).
Para saber mais da programação, basta clicar no link a seguir: https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario.
Sobre o ENEjor e CONjor