Em 2023, o Amazonas vive um dos períodos de maior dificuldade ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana, como a seca e as queimadas. Ambas situações são comuns no período do verão amazônico, mas neste ano registraram números surpreendentes. Entre 12 de julho e 8 de outubro, quase 2 mil incêndios foram combatidos no Estado. Índice que fez o Governo do Amazonas pedir ajuda a outros estados, como o Distrito Federal.Sete integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foram homenageados nesta terça-feira (31/10), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta do vereador Peixoto (Agir) teve como objetivo exaltar o trabalho desenvolvido pela equipe que veio ao estado atuar, juntamente com a corporação dos bombeiros militares do Amazonas, no combate aos focos de incêndio que assolam a região.
Esses senhores que já estão há quase um mês longe de casa e do convívio de suas famílias, mas sua atuação resultou em 110 pousos com uma aeronave, também disponibilizada pelo governo do Distrito Federal. Utilizaram mais de 300 mil litros de água e conseguiram debelar mais de 100 focos de incêndio na Região Metropolitana de Manaus”, explicou o vereador.
“Nós, vereadores, ao longo dos dois últimos meses nós pronunciamos, aqui nesta Casa, sobre as queimadas e suas consequências. Nos últimos dois dias nossa cidade foi, mais uma vez, encoberta pela densa fumaça proveniente de queimadas. Vivenciamos uma situação crítica e que não foi pior graças a atuação do Governador Wilson Lima que fez a solicitação ao Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que prontamente disponibilizou a vinda de todos os senhores aqui”, afirmou Peixoto.
“Todos nós sabemos da importância do estado gigantesco, da diversidade que nós temos aqui. Já tivemos operações em outros grandes incêndios, como o Pantanal, já tivemos em combate na Bahia e em Goiás. Nós viemos pra somar. Essa crise que o Amazonas está vivendo, nenhum Corpo de Bombeiros do mundo consegue atender. O Corpo de Bombeiros, por si, tem essa natureza de ajudar. Nós agradecemos ao povo do Amazonas pela receptividade calorosa e o acolhimento”.
O comandante da equipe que está atuando no Amazonas, Tenente-Coronel Eloízio Nascimento, agradeceu a homenagem e falou sobre a oportunidade de estarem no combate às queimadas em uma região tão importante quanto o Amazonas.
Ainda durante a sessão, Peixoto destacou a atuação do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A equipe comandada pelo delegado Rafael Montenegro também foi homenageada pelo parlamentar.
Texto e fotos: Assessoria de comunicação do vereador
“Esse grupamento do nosso estado também realiza um excelente trabalho, em apoio ao combate aos incêndios mas também atuando no resgate da população que encontra-se em regiões de difícil acesso por conta da seca. Eles merecem ser reconhecidos, pois sua atuação é fundamental nesse momento em que existem comunidades que não apresentam acessos terrestres e nem fluviais”, lembrou Peixoto.
The post A pedido de Peixoto, integrantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal são homenageados na CMM appeared first on Câmara Municipal de Manaus.