De acordo com o secretário de Limpeza, Sabá Reis, essa é a primeira vez que acontece este tipo de operação, uma novidade que traz benefícios a cidade, a população e ao meio ambiente como um todo.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou nesta sexta-feira, 3/2, o dia “D” do recolhimento de pneus das ruas da capital. A operação que envolveu 120 servidores, seis caminhões e duas caçambas, acompanhou um roteiro que contemplou as quatro zonas da cidade.
Aproximadamente sete mil pneus foram recolhidos e encaminhados para a empresa Fênix Pneus, responsável pelo recebimento dessa matéria-prima, em seguida serão encaminhados para o estado de Goiânia, onde lá eles receberão o processo de incineração e sua fase final se transforma em material para ser acrescentado ao cimento, forma ecologicamente correta.
“Nós recolhemos esse material todos os dias das ruas, mas uma operação grande assim é a primeira vez. É determinação do prefeito David Almeida, de cuidarmos do meio ambiente e é o que estamos fazendo, mas a população precisa fazer a parte dela”, disse Sabá.
Para o borracheiro João Rabelo, a ideia de recolhimento desses pneus foi aprovadíssima, já que ele tinha em sua casa aproximadamente 100 pneus e não sabia como dar a destinação correta. “A prefeitura está de parabéns, eu nunca tinha visto isso antes. Já não tinha mais espaço para eu guardar pneus. Parabéns mesmo”, agradeceu.
“Essa operação foi um sucesso, e a determinação do secretário Sabá Reis é que possamos realizar outras vezes esse serviço, dessa forma estaremos retirando das ruas uma grande quantidade de pneus e usando também nos serviços de paisagismo da cidade”, comentou o coordenador da Comissão Especial de Divulgação e Orientação de Limpeza Pública (Cedolp), Luiz Paz.
Recolhimento dos pneus
As equipes de sensibilização da Semulsp participaram da ação, conversaram com os moradores, comerciantes e borracheiros do quanto é importante preservar a cidade limpa e longe de doenças. Os Garis da Alegria fizeram a festa e chamaram a atenção por onde passaram, dessa forma ajudaram a transformar a ação em um sucesso.
Zona Sul: Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia, Colônia Oliveira Machado, São Francisco, Aleixo, Japiim, Distrito Industrial
Zona Norte: Flores, Manoa, Monte das Oliveira, Terra Nova, Santa Etelvina
Zona Oeste: Compensa, São Raimundo, Vila da Prata, São Jorge, Santo Antônio, Ponta Negra, Tarumã, Santo Agostinho, Lírio do Vale.
Zona Leste: Coroado, São José, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tancredo Neves, Zumbi.
Texto – Alex Melo / Semulsp
— — —
Em anexo
Fotos – Divulgação / Semulsp