O “Scratch Day” está inserido no calendário anual da rede municipal de ensino, bem como no plano de governo. Além disso, também é um evento mundial incentivado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Media Lab), envolvendo a linguagem de programação, além de disseminar o uso do Scratch e desenvolver a fluência computacional e da computação criativa por pessoas de diversas idades.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 19/5, a abertura das ações do “Scratch Day” em toda rede de ensino. O evento ocorreu no hall da sede do órgão, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A atividade tem o propósito de mobilizar e divulgar a linguagem de programação entre os diversos públicos e ambientes.
“O prefeito David Almeida e também a nossa secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, estão muito felizes com essa ação, porque isso é um sonho educacional. Em nossas escolas temos esse material tecnológico e de robótica. Cada dia mais dentro da Semed, nós estamos qualificando a educação municipal de Manaus”, comentou.
Anézio Mar, diretor do Departamento de Gestão de Educacional (Dege), afirmou que a atual gestão prioriza as ações pedagógicas, relacionadas à área de tecnologia nas escolas municipais.
O scratch é uma linguagem de programação que utiliza blocos lógicos para desenvolver a criação de histórias, jogos e animações. Segundo o gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, Antônio Queiroz, a rede municipal de ensino tem possibilitado novas experiências aos estudantes, por meio desse software educacional.
Conceito
Oficinas
“O ‘Scratch Day’ é realizado em todos os continentes do mundo e Manaus é uma das cidades no mundo que mais promove ‘Scratch Day’. Essa ação tem toda uma filosofia de como o professor deve usar os recursos tecnológicos digitais. Sendo usado para que o aluno produza conhecimentos. Assim, o aluno pode aprender de forma dinâmica e mais de 200 escolas utilizam o ‘Scratch’ nos seus Centros de Tecnologias Educacionais”, detalhou.
A estudante do 5° ano, Fabiane Vicente, 10 anos, da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, representou a DDZ Sul, com um Robô feito de materiais recicláveis.
Neste ano, a temática do “Dia do Scratch” no Brasil é “As cem linguagens da criança”. Inspirados por esse tema, alunos de escolas convidadas promoveram oficinas, com jogos, narrativas, animação, atividades de robótica e programação. As sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) estavam representadas na atividade.
O professor e coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), Leandro Guimil, da escola municipal Lírio do Valle, estava responsável pela oficina representante da DDZ Oeste. O educador apresentou trabalhos com Robô Kids, relacionados à programação e robótica, além da reciclagem de lixo eletrônico.
“Essa ação é super legal, porque a gente brinca e aprende a mexer na tecnologia ao mesmo tempo”, disse entusiasmada a aluna.
— — —
“O aluno que tem potencial se desenvolve com as atividades extraclasse e fica mais ativo, se interessando mais pela escola. Por isso temos que incentivar atividades de tecnologias”, afirmou o professor.
Fotos – Cleomir Santos/ Semed
Texto – Andrew Ericles/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAErni