FOTO: Divulgação/ADSEm Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) iniciou, nesse fim de semana, a ação de recadastramento de produtores das Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado. A ação itinerante é realizada anualmente e visa verificar a regularidade dos credenciados, além de dar orientações sobre as políticas públicas voltadas ao setor primário.
Por Agência Amazonas
Equipe técnica da Agência iniciou ação itinerante em Presidente Figueiredo, no fim de semana
“A atividade vai ser realizada ao longo deste mês, e os próximos destinos ainda serão alinhados. Essa ação é realizada todo ano e tem por objetivo manter os feirantes regularizados, conforme o Regimento das Feiras da ADS”, disse Andréa Ribeiro, técnica da Agência, que esteve acompanhada do representante da feira local, Caio Lasmar, e de demais servidores da instituição.
Além do recadastro, produtores interessados em participar dos programas executados pela ADS puderam obter informações sobre o programa + Crédito Amazonas Feirantes, realizado em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e sobre os editais abertos de Doação Onerosa de Embalagens e Aeradores.
O programa +Crédito Amazonas Feirantes, disponibilizado pela Afeam, oferece financiamento para capital de giro e investimentos fixos às Pessoas Físicas que desenvolvam atividades nas feiras. O objetivo é auxiliar nas principais despesas/custos operacionais necessários para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva.
Programas
Entre os programas disponíveis e que podem ser acessados por todos os produtores rurais do Amazonas, credenciados na ADS, está o de doação onerosa. Itens como embalagens para transporte e armazenamento de produtos da agricultura familiar, aeradores para piscicultura e caixas de madeira para criação de abelhas sem ferrão podem ser adquiridos com subsídio de até 90%.
Feira em Presidente FigueiredoCom cerca de 120 produtores cadastrados, a Feira de Produtos Regionais de Presidente Figueiredo funciona aos sábados, das 8h ao meio-dia, na rua Itaúba, s/n°, bairro Morada do Sol, e se soma às outras 36 edições nos municípios do interior do estado.
Além disso, o crédito também pode ser utilizado para aquisição de máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, dentre outros, para aumento de produtividade com sustentabilidade.