O secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), capitão Diego Magalhães, explicou que os agentes vão atuar realizando orientações, reuniões com gestores, professores e ministrando palestras para alunos visando fortalecer o trabalho de prevenção que já é realizado pela SSP-AM.
Equipes prestaram apoio a gestores, professores e alunos de escolas no interior do estado. (Foto: Divulgação/SSP-AM)Os agentes que integram a operação Fronteira Mais Segura/Hórus vão reforçar o apoio às escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto nos municípios do interior do Amazonas. As ações iniciaram, nesta terça-feira (11/04), em Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) e seguem determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima.
As ações vão ocorrer de forma simultânea com o programa “DPV nas Escolas”, já realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção a Violência (DPV-AM), que realiza palestras e ações socioeducativas em escolas da rede estadual em todo o Amazonas.
“Por determinação do Governador do Estado, estamos intensificando essa aproximação com as escolas, entrando em contato com os gestores e fazendo orientações em como proceder em determinadas situações, perguntar as demandas relativas à segurança e promover palestras com os próprios alunos”, disse o secretário.
O DPV conta com profissionais da área da saúde, como psicólogos e assistentes sociais, que também participam destas ações socioeducativas e realizam atendimentos especializados, em casos onde há necessidade, seja em uma situação observada pelos próprios profissionais, seja por uma solicitação de membros da própria escola.
DPV nas escolas
As ações preventivas nas escolas são uma determinação do Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, por meio do programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021, pelo Governador Wilson Lima que contempla ações e investimentos na área de segurança pública.