Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Manaus > Agentes de Saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para fortalecer Programa Saúde na Escola
ManausPrefeitura de Manaus

Agentes de Saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para fortalecer Programa Saúde na Escola

8 de março de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Organizada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio do Distrito de saúde (Disa) Rural, a programação foi realizada no auditório do Complexo de saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, abordando os temas: saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Prevenção das violências e dos acidentes; Verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; Prevenção das violências e dos acidentes; Hanseníase; Tuberculose, Malária; A importância do trabalho em equipe, relações interpessoais, ética profissional e comunicação; educação em saúde e Estratégias Educativas.A Prefeitura de Manaus promoveu nesta quarta-feira, 8/3, uma oficina de capacitação para Multiplicadores do Programa saúde na escola (PSE), direcionada para Agentes Comunitários de saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs) que atuam na zona rural (Terrestre e Fluvial).

A zona rural de Manaus conta com 14 escolas vinculadas ao PSE, por meio de equipes da Estratégia saúde da Família (ESF), com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e prevenção a doenças e agravos à saúde.

“O PSE é um programa do Ministério da saúde, que Manaus executa muito bem. A capacitação realizada hoje é um momento de atualização das informações. Os ACSs e ACEs irão absorver esse conhecimento e utilizar nas ações de saúde executadas nas escolas em comunidades da área ribeirinha, em estradas e nos ramais, auxiliando na formação de pessoas que vão contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças na zona rural de Manaus”, explicou o diretor do Disa Rural, Rubens Santos.

“O objetivo da capacitação é formar profissionais que possam atuar como multiplicadores das diretrizes do PSE. Também é uma forma de fortalecer o conhecimento dos ACSs e ACEs para que possam ter um olhar mais observador e vigilante, e que consigam, em tempo oportuno, identificar, notificar e tratar os agravos no território de atuação”, explicou Luciano.

Segundo o gerente de Vigilância em saúde do Disa Rural, Luciano Barreto, a capacitação de ACEs e ACSs é uma segunda etapa da oficina de multiplicadores do PSE, que no mês de fevereiro também foi direcionada para outros 56 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores de Unidades de saúde.

“A capacitação também traz estratégias de ações de educação em saúde para os profissionais que atuam no PSE, o que vai fortalecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde nas 13 ações pactuadas no programa, integrando Atenção e Vigilância em saúde”, informou Janiete Barbosa.

A gerente de Atenção à saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, destacou que a capacitação reuniu profissionais de Unidades de saúde da área rural terrestre e rural ribeirinha, na calha do rio Negro e calha do rio Amazonas.

“Apesar de tudo o que já sabemos, sempre tem coisa nova para aprender, inclusive na troca de experiências entre os profissionais de saúde. Sempre fazemos palestras e rodas de conversa na escola com alunos, mas também pais e professores. E esse trabalho ajuda a melhorar o acesso e orientar os pais sobre vários temas e os serviços de saúde. Um exemplo é que a comunidade tinha crianças não vacinadas contra Covid-19, mas, nas reuniões com os pais, explicamos sobre a importância da vacinação. Hoje, eles estão mais conscientes e autorizam a vacinação dos filhos”, destacou Ivanilde Andrade.

Para Ivanilde Nascimento de Andrade, ACS na unidade de saúde Rural Ada Viana (km 41 da BR – 174), a capacitação é uma estratégia para qualificar o trabalho realizado na unidade de saúde e nas escolas da comunidade.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

— — —

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Tags:AcidentesManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

David Almeida reafirma liderança de Manaus durante COP30

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia prova do Sadeam

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas intensas

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda

Por administrador

Avenida Nathan Xavier recebe serviços de limpeza

Por administrador

Vistoria no Centro para garantir novas vagas de carga e descarga em áreas do ‘Zona Azul’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Dermi Rayol assume comando da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Gestoras e profissionais de saúde bucal da Prefeitura de Manaus participam de seminário em Maués

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus convoca aposentados e pensionistas nascidos em novembro para recadastro

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 559 vagas de emprego nesta terça-feira, 11/11

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove edição do ‘Procon Manaus nos Bairros’ no Japiim

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Guarda Municipal apreende materiais durante patrulhamento no Centro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?