Fotos: Antônio Lima/SecomLocalizado no meio da maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, o Amazonas se destaca pela abundância de rios. Para os ribeirinhos dos municípios mais distantes da capital, o acesso à água potável representa saúde e bem-estar. Desde 2019, com a implementação do programa ‘Água Boa’, do Governo do Amazonas, a realidade de milhares de famílias vem sendo transformada com acesso à água tratada.
Há 15 horas
Implementado em 2019, programa tem transformado a vida de famílias em todo o estado
O secretário da Defesa Civil, coronel Máximo, destacou o papel do Governo do Estado para transformar a realidade das famílias amazonenses. “O projeto Água Boa não é apenas uma resposta emergencial, mas uma iniciativa estratégica que visa construir um futuro mais resiliente e sustentável para nossos irmãos ribeirinhos”, falou.
O programa ‘Água Boa’ é administrado pela Defesa Civil e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Com um modelo fixo e uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), os purificadores coletam a água diretamente dos rios e a levam, por meio de tubos, para uma caixa d’água. Lá dentro, vários processos são realizados para tornar a água própria para o consumo.
Na comunidade São Francisco do Arapapá, situada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), os mais de 250 moradores foram beneficiados com uma unidade fixa do ‘Água Boa’, administrada pela Defesa Civil. Desde então, a realidade das famílias passou a ser outra.
Para o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, ainda há mais a ser feito nos próximos anos com base no que foi alcançado este ano. “A nossa meta para o ano de 2023 foi alcançar mais pessoas, expandindo o projeto a outras comunidades, transformando a vida desses moradores ribeirinhos”, destacou.
Fotos: Antônio Lima/Secom“A melhoria maior foi em relação à saúde das crianças, que hoje em dia estão mais saudáveis. Melhorou muito a vida da nossa comunidade. O Governo é bem presente e só quem ganha é o povo”, disse Laércio da Silva, morador da comunidade.
O Laércio da Silva vive numa pequena casa de alvenaria com a família, às margens do Rio Solimões, de onde consumiam a água antes da chegada do programa. Com o purificador e a caixa d’água ao lado da casa dele, as melhorias foram inúmeras.
“É uma ação muito boa. Nos sentimos gratos com o ‘Água Boa’, porque água é vida. Aqui, nós bebíamos direto do Rio Amazonas, mas não era algo próprio para o consumo. Agora temos uma água limpa e boa”, falou Wilson Chaves, morador do local.
Em novembro deste ano, a Cosama também inaugurou em Parintins (a 369 quilômetros), na comunidade Boa Vista Cristo Rei, uma estação de tratamento de água do programa. O Wilson Chaves, morador do local, destacou a mudança positiva.
Idealizado e implementado em 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Projeto Água Boa
Por parte da Cosama, atualmente possui 37 Sistemas do Água Boa em 31 comunidades em 14 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia.
Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 52 municípios do estado.