Nesta sexta-feira (4), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em comemoração aos 52 anos de fundação do Colégio Militar de Manaus (CMM). A solenidade foi realizada a pedido do deputado estadual Dr. Gomes (PSC), que ressaltou a relevância histórica e educacional da instituição na capital amazonense.
Autoridades civis, militares, professores, alunos e ex-alunos se reuniram para celebrar a trajetória de excelência dessa instituição de ensino, cujo compromisso com a formação de cidadãos exemplares tem sido reconhecido ao longo de mais de cinco décadas.
Estiveram presentes, o secretário de Estado da Casa Militar, Coronel PM Fabiano Machado Bó, representando o governador Wilson Lima; o Comandante do Colégio Militar, Coronel Alexandre Magno Deveza Pereira; a ex-aluna e Defensora Pública, Damia Mourão; o Capitão de Mar e Guerra, Fábio Magnago, representando o Comandante do 9º Distrito Naval; o professor Jucimar da Silva Jr., representando a Universidade do Estado do Amazonas.
O deputado Dr. Gomes se disse muito feliz em ser o autor da homenagem e lembrou de familiares que frequentaram o CMM e entregou uma placa em homenagem à passagem da data comemorativa e certificados comemorativos de Honra ao Mérito a pessoas que se destacaram na instituição. “Ao Colégio Militar de Manaus, a Assembleia Legislativa do Amazonas presta homenagem reconhecendo seus 52 anos de valiosas contribuiçõesem favor da sociedade amazonense, onde desenvolve significativo trabalho em prol da excelência e qualidade de ensino”, declarou.
O Coronel Alexandre Magno Deveza Pereira, Comandante do Colégio Militar, agradeceu a homenagem da Aleam entendendo que é uma homenagem da sociedade amazonense. “O nosso modelo de educação busca o desenvolvimento dos jovens estudantes em suas aptidões físicas, cognitivas e sociais. O CMM oferece uma série de atividades extraclasse que colaboram para a formação de cidadãos e que espelham a visão que o Exército brasileiro tem da educação integral”, disse.
Histórico
Fundado em 2 de agosto de 1971, o Colégio Militar de Manaus (CMM) iniciou suas atividades em 7 de abril de 1972, sob a liderança do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, tornando-se o oitavo colégio militar a ser estabelecido no Brasil.
Desde sua criação, o CMM tem se destacado no cenário educacional como o primeiro estabelecimento de ensino desse tipo na região da Amazônia. Reconhecido como uma das mais tradicionais e bem equipadas escolas para os níveis Fundamental e Médio, também se destaca como pioneiro no uso do Ensino a Distância (EAD).
O principal objetivo do CMM é oferecer educação básica de alta qualidade aos filhos e dependentes de militares que servem na Amazônia e em missões no exterior, além de atender à sociedade amazonense.
A admissão dos alunos é realizada por meio de Concurso de Admissão, seguindo sempre a legislação federal da educação e respeitando as leis e regulamentos vigentes. O colégio enfatiza os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro, buscando garantir a formação cidadã dos estudantes e despertar vocações para a carreira militar.