O Programa “O Parlamento e o Estudante” da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (31), o Instituto Hilda Ferreira, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, que reuniu alunos da 2ª série do Ensino Médio na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
O programa abre as portas da Casa Legislativa aos alunos de instituições de ensino públicas ou particulares para que participem de palestras, promovidas pela Gerência de Educação Cidadã, sobre cidadania, consciência política, democracia e o papel do Poder Legislativo. “Nossa missão é fazer com que esses jovens se vejam como seres políticos, participantes e responsáveis pela construção de uma sociedade melhor”, explica a gerente Cassandra Serejo, que conduziu a explanação neste dia.
O professor Wenderson Lima, que ministra as disciplinas de História e Filosofia, e que acompanhou os alunos, classificou como relevante a iniciativa do Parlamento Estadual em proporcionar aos jovens momentos como esse de aprimoramento do conhecimento e reflexão social.
“Estamos falando de formação de pensamento, de construção de identidade e cidadania para a população”, disse, afirmando ainda que a oportunidade de conhecer até mesmo o espaço físico promove uma aproximação com essa parcela do público.
Essa proximidade também foi destacada pelo aluno Pedro Lucas Tavares, 16, que esteve pela primeira vez na Aleam e falou que essa oportunidade permitiu que ele se enxergasse pertencente desde local, e visse que a política não é algo fora ou muito distante da sua vida.
“Entendi que nós, cidadãos, que escolhemos os deputados que aqui atuam, então, é nossa responsabilidade analisar e estamos conscientes das escolhas dos nossos representantes”, disse o jovem.