“Graças a Deus agora estou muito bem. Muito obrigado mesmo por vocês terem vindo aqui, realizar essas cirurgias. Agora estou enxergando até mosquito. Estou muito feliz!”, agradeceu Bianor Reis de Oliveira, após passar por cirurgia de catarata, em um dos mutirões de cirurgias oftalmológicas realizados no município de Iranduba (distante a 69 quilômetros de Manaus), promovidos pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL).
Viabilizada pelo parlamentar, a ação fez parte de mutirões de cirurgias oftalmológicas ocorridos em nove municípios do interior do Amazonas, que teve como principal objetivo assegurar a saúde dos olhos para pacientes que moram no interior do Estado.
Mutirões
Por meio de emendas parlamentares, o deputado destinou, aproximadamente, R$ 2 milhões para a realização de cirurgias de catarata e pterígio, conhecido como “carne crescida”, nos municípios de Barcelos, Envira, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Urucará.
Nos mutirões, que iniciaram em novembro de 2022 e seguiram até janeiro de 2023, cerca de 1.100 mil pessoas foram beneficiadas com as cirurgias. Devido à demanda, nos municípios de Iranduba, Tabatinga e Urucará os mutirões foram realizados mais de uma vez. As ações foram realizadas em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios.
“A necessidade desse tipo de atendimento no interior do nosso estado é significativa. Fico feliz em colaborar com a mudança na vida dessas pessoas que necessitavam ser operadas, porque na minha opinião, um mandato só faz sentido se de fato mudar a vida da população”, declarou o deputado Delegado Péricles.
Retorno
Na semana passada, as equipes de Assistência Social que atuam junto com o deputado Delegado Péricles, iniciaram visitas a pacientes que passaram por cirurgias oftalmológicas, que moram nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva.
Conforme os profissionais, o intuito da visita é averiguar como estão esses pacientes. Ainda segundo eles, os pós-operados visitados agradeceram a ação, uma vez que a maioria deles estava aguardando para serem operados na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) há muitos anos.
Em torno de 30% pessoas, que realizaram procedimento cirúrgico, foram visitadas pelas equipes, até o momento. A expectativa é que até o fim do mês de março todos os pacientes atendidos nos mutirões que residem em municípios da Região Metropolitana da Manaus irão receber a visita das equipes de Assistência Social.
Além de Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva, nos municípios de Urucará, Tabatinga e Santa Isabel do Rio Negro, 50% das pessoas que participaram dos mutirões já foram visitadas pelas equipes.