A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Legislativo Estadual realiza na próxima segunda-feira, 23 de outubro, audiências públicas nas cidades de Itacoatiara e Urucurituba. Presidida pelo deputado Comandante Dan (Podemos), a CSP quer levantar a realidade daqueles municípios, quanto à segurança pública e à defesa social, e convencer as autoridades do Executivo e do Legislativo municipais sobre a importância da adesão ao Sistema Nacional de Segurança.
Com as duas audiências, que acontecerão nas sedes das câmaras municipais, pela manhã, em Itacoatiara, e à tarde, em Urucurituba, a CSP conclui as principais cidades da Região Metropolitana de Manaus. No Amazonas, mais de 60% das mortes violentas intencionais ocorreram na Região Metropolitana, em razão de uma série de fatores, principalmente pela concentração populacional e os baixos índices sociais.
Segundo Dan Câmara “são duas cidades com perfis muito distintos, uma com mais de 100 mil habitantes, outra com 24 mil, mas ambas com a questão da violência urbana e da segurança pública sob controle; por isso mesmo, para que os números cheguem o mais próximo do ideal, o processo de municipalização se torna importante”.
Itacoatiara, apesar de se o segundo município mais populoso do Amazonas, perdendo apenas para a capital, é o sétimo em mortes violentas intencionais, atrás de outras cidades da região metropolitana, como Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru, segundo dados referentes a 2023 da Secretaria Estadual de Segurança Pública . A cidade possui comissão de segurança pública na câmara municipal, mas não tem guarda municipal. Urucurituba, a 32 km de distância de Itacoatiara, e com acesso via fluvial, tem 24 mil habitantes e números bastante tranquilos quanto à segurança pública; a cidade tem inclusive secretaria de segurança e guarda municipal, mas nenhuma estrutura legislativa na área.