Por indicação do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entregou, nesta segunda-feira (30), o Título de Cidadã Amazonense à empresária Silvia Carvalho Nascimento e Silva, diretora-presidente da empresa maranhense Aço Verde do Brasil (AVB). Em janeiro de 2021, no auge da pandemia de Covid-19, a empresária fez a doação de 300 mil metros cúbicos de oxigênio medicinal, o equivalente a 28 mil cilindros de 50 litros, para o Estado.
Foi a maior doação de oxigênio registrada pelo Amazonas, oriundo de uma única empresa. Em nome das autoridades de saúde e da população amazonense, o autor da propositura agradeceu o gesto de humanidade da empresária e do grupo familiar proprietários da siderúrgica maranhense.
“O gesto da senhora Silvia e do grupo familiar nunca será esquecido por todos nós. Praticamente no anonimato, eles fizeram o bem sem olhar a quem, no momento em que o Amazonas mais precisava. Seguramente, a doação feita salvou milhares de vidas amazonenses”, enfatizou Fraxe.
A homenageada destacou que a doação feita ao Amazonas representa o espírito da empresa maranhense de dedicação, amor ao próximo e a Deus. “Todos nós sabemos que o Brasil viveu momentos terríveis, de dor e de perda durante a pandemia de Covid-19, mas também tivemos muitas demonstrações de generosidade e eu acredito que esse é o legado que ficará, a certeza de que temos uns aos outros e a vontade de ajudar o próximo. Em nome de todos os funcionários da AVB, agradeço o reconhecimento e deixo o nosso carinho por todos os amazonenses”, finalizou a empresária.
O presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Júnior, que fez o primeiro contato com a empresária sobre as doações, destacou a disponibilidade imediata da empresária em ajudar o Amazonas. “Imediatamente após o primeiro contato com a senhora Silvia, obtive a resposta dela sobre o desejo de ajudar o nosso Estado. Milhares de vidas foram salvas por esse ato da AVB e dos seus milhares de trabalhadores que entregaram o seu suor para produzir o oxigênio enviado para o Amazonas”, completou, ao agradecer a empresária pelo gesto e ao deputado pela propositura.
A sessão especial também contou com a presença da secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, e da diretora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Tatyana Amorim e de autoridades de saúde da capital e do Estado.