Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, comemorado no último domingo (1), a Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Comissão da Mulher, Família e Idoso e a presidência do Poder Legislativo realizaram nesta segunda-feira (2), o Manifesto Comemorativo do Dia do Idoso, que contou com ações de saúde, embelezamento e bem-estar voltadas às pessoas da Melhor Idade.
Na abertura do evento, a deputada Alessandra Campêlo (Podemos), presidente da Comissão da Mulher, Família e Idoso, destacou as equipes multidisciplinares que atuam na Assembleia em prol do público idoso e ressaltou a necessidade de se pensar cada vez mais políticas públicas às pessoas idosas. “O Brasil tem uma população envelhecente e preparar o nosso estado, o nosso país para os idosos, é preparar o nosso próprio futuro, pois o que fazemos hoje em termos de políticas públicas em benefício dos idosos reflete no país que teremos para nós mesmos no futuro”, apontou, agradecendo o apoio do presidente da Casa Roberto Cidade.
A diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Stald, falou dessa ação conjunta. “Muitas vezes, o idoso se sente excluído. Então, ações funcionam como mecanismo de inclusão”, explicou. Ela destacou os serviços oferecidos aos idosos, que vão desde o design de sobrancelhas; esmaltação; massagem terapêutica e teste de glicemia e aferição de pressão. A massagem terapêutica, de acordo com a diretora, estará disponível até a próxima quarta-feira (4) das 8h às 14h, no mini plenário Cônego Azevedo.
Também presentes ao evento, o reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeiro e o diretor de saúde da Assembleia, Arnoldo Andrade destacaram a importância da qualidade de vida no envelhecimento saudável, com a manutenção constante de atividades que beneficiem o corpo e a mente. No final, uma salva de balões encerrou a comemoração.
O servidor da Escola do Legislativo, Miguel Medeiros de 74 anos, aprovou a iniciativa. “Nós, idosos precisamos de tratamento digno e sempre o encontramos na Assembleia de forma permanente, no Centro Médico e em ações como esta. É muito gratificante, por isso parabenizo todos os envolvidos na realização deste evento”, afirmou.
Como parte da programação, participaram também da ação, grupos de idosos do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida com 30 pessoas, Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola com 35 pessoas e o Grupo de Idosos Unidos em Cristo com 35 pessoas.
A diretora do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, Lilia Albuquerque, destacou que esses encontros, experiências e visibilidade são importantes.
“Trazendo idosos para eventos deste tipo, eles percebem que estão tendo a garantia dos seus direitos, ganhando visibilidade para este segmento. A Comissão da Mulher, Família e Idoso e o presidente Roberto Cidade têm assumido essa responsabilidade pela luta da implementação de políticas públicas e assim eles sentem que estão sendo tratados com dignidade e respeito que merecem”, declarou.