A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) esteve reunida, nesta terça-feira (03), com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES/AM) e dos profissionais da Saúde para discutir a atual situação com relação à regulamentação do piso salarial e revisão de nomenclaturas de cargos da categoria.
Na oportunidade, a parlamentar ouviu as partes envolvidas e anunciou a criação de um grupo de trabalho para que a Comissão de Saúde e Previdência da ALEAM acompanhe o progresso das discussões e negociações junto à SES.
“Essa reunião é mais uma porta de diálogo e isso tem sido feito por mim, em todo meu mandato. Sempre me coloco à disposição para encontrar o melhor caminho e atender as necessidades da categoria junto ao Executivo Estadual. Neste momento, me comprometo em montar um grupo de trabalho, onde a Comissão de Saúde da ALEAM vai acompanhar todo o processo junto a SES para que possamos entender a situação e legislar de forma a garantir os direitos dos profissionais da Saúde no estado”, explicou Mayara.
Para Divalney Almeida, Diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Amazonas (SATEAM), a reunião foi proveitosa e uma grande oportunidade de expor as solicitações dos profissionais.
“A conversa foi muito proveitosa e tiramos muitas dúvidas sobre nossas solicitações junto a SES e a Assembleia Legislativa. Ressaltando que, nossa principal reivindicação de reajuste para profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares. Percebemos que houve uma diferença muito grande, de mais ou menos 34%, sendo que o valor ideal seria de 70%. Queremos a revisão desses percentuais.”
Segundo a representante da SES/AM, Fabiana da Silva Gurgel, as reivindicações da categoria foram recebidas e muitas demandas estão sendo respondidas a partir da mesa estadual de negociação.
“Entendemos que as pautas encaminhadas a nós são pertinentes e um clamor de toda uma categoria profissional que anseia por respostas e enquanto representante da Secretaria de Saúde, estou aqui para ouvi-los e fazer algumas colocações para trabalharmos da melhor forma. Sabemos como um processo de negociação é desgastante, mas, precisamos lembrar que muitas conquistas já saíram da negociação da mesa estadual, favorecendo todos os servidores da saúde”, argumentou Fabiana.
Além das pautas atuais, o grupo de trabalho formado pela Comissão de Saúde da Assembleia, também será responsável pelo levantamento e estudo para que novos cargos estejam presentes no próximo concurso público estadual para profissionais da Saúde.
“É importante avaliar a inclusão de vagas específicas para o próximo concurso da Saúde. Após o estudo vamos propor uma nova lei, para que no próximo ano essas vagas estejam contempladas conforme a necessidade da SES e da população. Isso cabe a mim e vou fazer”, afirmou a parlamentar.