O deputado estadual João Luiz (REPUBLICANOS-AM) foi reconduzido à presidência da Comissão de Prevenção à Depressão e drogas da UNIÃO Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na última terça-feira (17), em Brasília, durante a primeira reunião da diretoria executiva da Unale de 2023.
“Temos certeza absoluta que vamos colocar assuntos a nível nacional. O objetivo da comissão é conscientizar que existe solução, saída para pessoas que estão passando por problemas emocionais, mentais e de depressão”, afirmou o presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e drogas da Unale, deputado João Luiz.
Durante o encontro que mudou a nomenclatura de secretaria para comissões estaduais da Unale de 2023, o parlamentar também sugeriu que a Comissão de Cidades fosse ampliada com assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
O republicano também propôs que a comissão ao qual ele é presidente se chame Comissão de Prevenção à Depressão e drogas. Ela se chamava Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e drogas.
Histórico
A Comissão de Prevenção à Depressão e drogas da Unale foi instituída em março do ano passado, durante a primeira reunião da diretoria e apresentação das atividades das secretarias temáticas da Unale Gestão 2022.
No ano passado, sob coordenação do presidente e deputado João Luiz foi realizado 1° Fórum de cidadania, assistência social, Previdência, Cuidado e Prevenção às drogas, que ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, que contou com mais de 1 mil pessoas.
Também foi realizado também o I Simpósio “Prevenção é Solução” no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALRR), em Boa Vista, onde o objetivo foi unir forças para cuidar das pessoas.
Em junho do ano passado, o deputado estadual João Luiz, o presidente da Unale em 2022, o deputado estadual do Mato Grosso Sul, Lídio Lopes, e o ex-secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da cidadania, Robson Tuma assinaram um termo de cooperação técnica.
Em dezembro de 2022, a comissão e a Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizaram em conjunto o “Basta Autolesão, Depressão e Suicídio”, na Ponte Jornalista Phellippe Daou, que liga Manaus ao município de Iranduba.