Na tarde desta segunda-feira (27), estudantes da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, visitaram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e participaram das atividades do Parlamento Jovem 2023, assistindo uma palestra de Educação Cidadã e elegeram um representante e um suplente para a atual edição do Parlamento Jovem.
Estiveram presentes 4 professores e 50 alunos de 3º ano da Escola.
Para a pedagoga da Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Paloma Chaves, os alunos se mostraram bem receptivos. “Durante a palestra esses alunos interagiram, colocaram opiniões. Eles colocaram os seus pontos de vista e me surpreenderam trazendo conceitos bem interessantes de política”, avaliou.
Para o professor de língua portuguesa e literatura, Douglas Alencar de Vasconcelos, a atividade foi muito proveitosa para os alunos. “Como são alunos do Terceiro Ano, eles tem bastante capacidade crítica de argumentação, mas poucos têm conhecimento sobre a política mesmo. Eu penso que essa inserção mais prática é muito importante para que eles vão além do conhecimento teórico da política, é importante para que eles exerçam a cidadania”, avaliou.
Foram eleitos o Jovem Deputado Carlos William Araújo, o 1° suplente Ykaro Ramos e a 2° suplente Nayra Katyucia Souza. O recém-eleito Jovem Deputado pretende apresentar propostas legislativas para a área do esporte. “Eu enxergo que o Esporte no Brasil falta, pois nossos índices de sedentarismo são muito altos. O esporte é uma forma da pessoa sair desse sedentarismo”, declarou o Jovem Deputado.
Esta foi a sexta eleição para o Parlamento Jovem 2023 e a sétima vai acontecer na manhã desta quarta-feira (29), quando a equipe da Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo irá receber a visita de estudantes da Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, localizada no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste da Capital.