O autor da propositura foi o deputado Adjuto Afonso em homenagem à carreira de quase cinco décadas de um dos fundadores da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas
O médico infectologista e dermatologista Joel Afonso, foi agraciado hoje, 13, com o Título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A autoria da propositura foi do deputado Adjuto Afonso (União Brasil) em reconhecimento ao trabalho de quase cinco décadas ao exercício da medicina no Amazonas, principalmente no interior do estado. A Sessão Especial, presidida pelo deputado Delegado Péricles (PL), contou com a presença de várias autoridades, incluindo Paulo Gilson Ferraz Afonso, Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo do governo do Estado do Amazonas, filho do Dr. Joel Afonso.
O autor da propositura, deputado Adjuto Afonso, justificou a indicação ressaltando que a Casa Legislativa presta uma merecida homenagem ao médico que escolheu Manaus na década de 70 para iniciar sua carreira na área médica e que desenvolveu importantes políticas de saúde na região, sendo um dos fundadores da Fundação de Medicina Tropical, hospital de referência no Brasil.
“ A propositura é de minha autoria, mas contou com o apoio dos meus colegas parlamentares, porque entendemos a importância de reconhecer o empenho e o trabalho de quem escolhe nossa terra, com tantas dificuldades por conta do isolamento, de acesso a lugares tão remotos para viver e trabalhar. O Dr. Joel salvou muitas vidas no Amazonas, e apesar da coincidência de sobrenomes, não somos parentes, mas compartilho com cada amazonense o orgulho de ter tido o médico com a competência técnica e humanidade atuando em nosso estado e acredito que esse título chega tardiamente diante de toda a dedicação ao povo do Amazonas.”, destacou o deputado.
Visivelmente emocionado em seu pronunciamento, o homenageado, Dr. Joel Afonso, agradeceu a sensibilidade dos parlamentares para com a sua história, à qual compartilhou um pouco com o público presente.
“Início agradecendo a Deus primeiramente, pois, eu me tornei médico, meu sonho de infância, porque Deus me deu a oportunidade. Assumi como propósito de vida a realização de trabalhos voluntários e de serviço ao próximo, como retribuição à benção recebida. Meus pais me moldaram se preocupando com minha educação que foi toda em escolas públicas, lembro das dificuldades ao entrar no preparatório de medicina no Rio de Janeiro, mas eu não desisti, porque Deus me capacitava a superar todas as dificuldades. Agradeço também a minha esposa, filhos, familiares e amigos aqui presentes por todo suporte em minha carreira, fundamental para essa conquista.” disse o homenageado.
O Dr. Joel Afonso fez do seu ofício um meio para ajudar o próximo em ações voluntárias, com atendimentos em igrejas, comunidades, missão de vida que o levou a atravessar o oceano participando pessoalmente de construção de escolas na África, além de sua contribuição com recursos por toda sua trajetória.