O Deputado estadual Daniel Almeida (Avante), durante discurso em plenário, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), expressou preocupação com a seca que assola o Amazonas e enfatizou a necessidade de unir forças para resolver o problema do desabastecimento da população mais distante.
Os rios do Amazonas, com níveis abaixo do regular, afetam o escoamento da produção, a falta de oxigenação dos peixes e o abastecimento da população, com alimentos e insumos básicos, que depende do rio exclusivamente como meio para o transporte.
Neste momento a rodovia BR-319, que liga o Estado do Amazonas a Porto Velho e ao restante do País, pavimentada,de acordo com o parlamentar, seria fundamental para minimizar os prejuízos da vazante dos rios, visto que o fenômeno da seca já começa a impactar na trafegabilidade e consequentemente no abastecimento de suprimentos, alimentos, insumos e demais necessidades dos municípios do interior do Estado, assim como na capital do Amazonas.
Imbróglio da BR-319
O parlamentar destacou que estamos diante de uma das piores secas já enfrentadas pelo Estado e se pronunciou a respeito.
“A seca deste ano é apenas o começo de um ciclo de estiagens cada vez mais intensas. É possível que todos os anos ocorra dificuldade de tráfego nos rios, caso a seca seja excessiva. Não podemos ficar reféns”, afirmou.
O parlamentar reforçou a necessidade de união entre os deputados e vereadores, para que sejam feitas reivindicações visando a pavimentação da estrada junto ao Ministério dos Transportes e ao governo federal para garantir o abastecimento de alimentos, além das demais necessidades da população.
“Nesse momento específico, precisamos reunir a Assembleia, Câmara Municipal de Manaus, as Câmaras Municipais de todos os municípios para que nós possamos ir junto ao Ministério dos Transportes e governo federal, visto que essa seca, ao que tudo indica, será histórica. Essa é a grande prova de que nós precisamos resolver definitivamente a questão da BR-319. Não podemos assistir passivamente a essa calamidade. Vamos lutar pelo nosso povo, é isso que eles esperam de nós”, acrescentou.
Almeida, aproveitou ainda, para destacar a importância de transmitir ao Governo Federal as frustrações e necessidades que o povo está enfrentando em meio a esta situação.
” É essencial que o Governo Federal tenha ciência das necessidades da população nesse momento desafiador, a fim de que possam ser tomadas medidas assertivas para a mitigação dos impactos causados pela seca “, finalizou o parlamentar.
Responsável: Ketleuen Assan – (92) 999530-0122Texto: Sharleny Mota