Dentre suas atribuições no parlamento, Alonso destaca que vem adotando uma postura mais participativa no controle parlamentar quanto a fiscalização das ações do executivo municipal. “Nossa missão aqui, também, é acompanhar de perto as intervenções de melhorias realizadas pela Prefeitura de Manaus e se elas atendem a integralidade os anseios da população”, ressaltou.Alonso Oliveira, vereador pelo Avante, no exercício da atividade parlamentar, nesta quinta e sexta, dias 2 e 3 de março, acompanhou a entrega à população, de duas importantes obras da Prefeitura de Manaus na zona sul: a nova feira do São Francisco, na rua General Carneiro, bairro São Francisco, e a pavimentação em concreto do entroncamento entre as avenidas Rodrigo Otávio e Presidente Kennedy, no bairro Colônia Oliveira Machado.
“Estive nos dois pontos, antes da entrega, e acompanhei parte da execução, manutenção e o controle dos resíduos gerados no canteiro das obras. Isso é importante. A prefeitura, ao adotar essas medidas, reduz o impacto no meio ambiente. E a nossa fiscalização é nesse sentido: checar se, de fato, estão utilizando os recursos de forma inteligente e ecologicamente viável”, enfatizou Oliveira.
O vereador, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV), relata que, tanto a nova Feira do São Francisco quanto o novo trecho concretado da Colônia Oliveira Machado, adotaram medidas modernas e de redução de impactos ambientais.
Surgida nos anos 1950, a feira teve a última reforma registrada na década de 90, ou seja, há, pelo menos, 23 anos sem nenhuma melhoria. Com a reforma geral, o espaço ganhou nova cobertura, piso, sistema de drenagem, instalações elétricas, banheiros com acessibilidade, novas esquadrias, além de pintura e modernização total. A nova feira tem aproximadamente 836 metros quadrados, e conta com 48 permissionários que trabalham com frutas, verduras, lanches, roupas, entre outras atividades.
Sobre a nova feira
A obra, reivindicada há mais de 30 anos, foi executada em três etapas, para não causar transtornos ao trânsito. No local, foram realizados serviços de terraplanagem, com recuperação da base e sub-base do solo, em seguida, foi aplicada uma camada de 20 centímetros de espessura de concreto compactado a rolo, e mais 20 centímetros de concreto armado, para estabilizar e regularizar a base, feita toda a armadura do pavimento rígido, com barras de aço, para garantir a sustentação das cargas, sem deformidades na pista. O raio da pista, também, foi aumentado para dar mais fluidez e condições para que as carretas pudessem fazer o retorno e se dirigir ao Distrito Industrial.
Sobre o entroncamento
Foto: Divulgação – Assessoria de Comunicação do vereador
Texto: Emanuelle Baires – Assessoria de Comunicação do vereador