O programa conta com as parcerias das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp), do Instituto Soka Amazônia, Bombeiros Civis, Grupo Suçuarana e Grupo Grito Pela Vida.Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Firme na Fé, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, participaram, nesta sexta-feira, 31/3, de várias atividades do programa “Oca vai à escola”, da Prefeitura de Manaus. A programação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, é desenvolvida com encontros e oficinas na rede de ensino.
“Com essas palestras, as crianças terão oportunidade de estudar sobre vários temas, que vão ajudar na preservação do meio ambiente. Essa é a segunda edição do projeto com 14 atividades diferentes, contando com parceiros de instituições e secretarias, que estão colaborando para a aprendizagem dos alunos”, citou Nascimento.
O assessor pedagógico do Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Ewerton Nascimento, destacou o trabalho realizado pela secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, com a preocupação de levar às unidades de ensino, não somente a questão ambiental, mas outros assuntos relevantes para os alunos.
Com pouco mais de 800 alunos do 1º ao 5º ano, a diretora Rosely Lira, ficou feliz de ter recebido pela primeira vez o programa, pois só vem contribuir com trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos nos dois turnos da escola.
A ação contou com diversas atividades como jogos de reciclagem, coleta seletiva, além de palestras temáticas e roda de conversas sobre prevenção ao Bullying e tráfico de pessoas. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os envolvidos sobre a importância das questões ambientais, preservação da fauna e dos recursos hídricos, meio ambiente e cidadania, arborização e descarte correto de resíduos.
Para a aluna do 5º ano, Ana Gabriela Soares, 10, que participou de uma das rodas de conversa, foi um aprendizado muito bom e uma programação bem diferenciada para sair da rotina da escola.
“São temáticas importantes para a sociedade, e os diversos profissionais ajudam na formação social dos alunos, para torná-los cidadãos atuantes, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e do bem da coletividade. Dentro do nosso programa, trabalhamos planos, na qual precisamos sensibilizar diariamente nossas crianças sobre a consciência ambiental, manter a escola em ordem, além de aplicar esses conhecimentos em casa”, finalizou a diretora.
O projeto “Oca vai à escola” ocorre todas as sextas-feiras de cada mês. O próximo evento será no dia 28/4, na escola municipal Marly Garganta, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, com atendimento para os alunos do 6º ao 8º ano.
“Aprendi muito com essa ação, foi muito divertido, nos ensinou muito sobre o meio ambiente e outras coisas. A importância do bullying é para que não aconteça nas escolas e em nenhum outro lugar. Vou levar para minha vida muitos ensinamentos como sobrevivência na mata, aprender a respeitar meus amigos, enfim essas coisas”, disse a aluna.
Texto – Paulo Rogério / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAxWyS
Fotos – Eliton Santos / Semed