A competição segue até esta quinta-feira, 18/5, com a presença de 10 unidades de ensino, na quadra da escola municipal Abílio Alencar, na AM 010, quilômetro 35, e no City Park Club, no quilômetro 32 da mesma rodovia.Com a participação de aproximadamente 500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 17/5, a abertura dos jogos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural. As modalidades em disputa são futsal, atletismo, vôlei de praia e queimada, no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, classificatórios para a 24ª Municipíadas, nos meses de agosto e setembro.
O coordenador de Educação Física da DDZ Rural, Alceni Lucas, responsável pela competição na divisão distrital, disse que os jogos vão além da disputa, pois trabalham também a socialização entre alunos e educadores.
Esses jogos têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos.
Campeã no futsal no ano passado, a aluna do 8º ano da escola Abílio Nery, Gabriela do Carmo Sousa, de 14 anos, está confiante em mais um bom resultado. Para ela, representar a unidade de ensino, mais uma vez, é muito especial.
“Essa fase classificatória aqui na AM 010 é o quarto polo. É muito importante a gente trazer o esporte educacional para os nossos alunos. O grande objetivo é trabalhar um pouco a saúde física e mental de nossos alunos para que eles possam ir bem dentro da sala de aula também. A Divisão Rural tem muitas particularidades, por isso nós procuramos trazer esses jogos até as escolas rurais para que os estudantes tenham essa oportunidade de praticar esporte”, contou.
A escola municipal João Paulo II, no ramal Chico Mendes, quilômetro 1, no bairro Puraquequara, zona rural, participa dos jogos no futsal e atletismo, nos naipes masculino e feminino, no mirim, infantil e juvenil, com aproximadamente 80 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a professora de Educação Física, Zaire Fernandes, a competição tem papel fundamental no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.
“Foi bem legal ganhar ano passado, porque a outra equipe era muito forte, mas conseguimos vencer. É muito legal participar dos jogos, para mim é um sonho jogar aqui. A gente brinca, faz exercícios e temos a participação de quase todos os alunos. É muito bom praticar o esporte, temos até um campo de futebol próximo da escola”, disse.
— — —
“Esse é um momento muito ímpar para os alunos, onde passam um ano esperando pelos jogos. É de extrema importância a participação deles, por isso nossa escola faz questão de participar em todas as modalidades, porque os alunos não têm isso em momento algum, por ser uma escola de zona Rural. A nossa escola sempre participa, sempre se destaca, inclusive fomos campeões das Municipíadas em 2012. Temos sempre a parceria dos pais e do gestor, mas nunca deixamos de participar”, explicou.
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Texto – Paulo Rogério / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAE6AD