A equipe ‘Provado por AC’ conquistou o 1ª lugar do Norte e, ambas as equipes do IComp, estão entre as 100 melhores da América Latina. O IComp celebra este momento de vitória e parabeniza os alunos, Thailsson Clementino, Fernando Ventilari, Jônatas Lima, Raquel Folz, João Bessa, Navab Salehi e a professora Rosiane de Freitas, que esteve na coordenação das equipes na Maratona.
Alunos do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), representados pelos times ‘Provado por AC’ e ‘Shine Like A*’, conquistam a primeira colocação na XXVIII Maratona da SBC de Programação que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, em Chapecó (SC). A professora Rosiane Freitas do Icomp esteve coordenando os alunos, motivando-os para novas possibilidades e habilidades na competição.
Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do evento.
Sobre a Maratona
Várias instituições de ensino superior do Brasil desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times para competir na Maratona de Programação, e os melhores na Final Nacional (regional sul-americana) são selecionados para participarem das Finais Mundiais do evento.
Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano, observa-se que as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam do evento.