Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Temas envolventes e empolgantes surpreendem o público que participa do evento
Na ocasião, a coordenadora da mostra, professora Dorineth Bentes, justificou o número expressivo de alunos participantes, em razão de reunir os dois turnos do curso. Ela que ministra a disciplina Metodologia da Pesquisa Jurídica disse que as atividades integram outras disciplinas ofertadas no primeiro período, oferecendo ao discente maior liberdade para a escolha das temáticas no processo investigativo. Os professores das disciplinas Teoria Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito, Sociologia e Redação e Linguagem contribuíram ensinando a teoria e conteúdo da investigação no sentido do desenvolvimento dos projetos. Por outro lado, a disciplina de Metodologia contribuiu orientando quanto à elaboração dos projetos no uso de técnicas e métodos, expôs a professora.
Reunindo 132 Projetos de Pesquisa de alunos dos turnos diurno e noturno estão sendo apresentados na III Mostra de Projeto de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam). O evento que acontece nos corredores da Faculdade, setor Norte do Campus Universitário, ocorre desde quinta-feira (9/11) e se estende até sábado (11/11), das 14h às 21h. O objetivo do evento é preparar os estudantes do primeiro período para a prática da pesquisa científica.
A docente conta que há três anos de implementação da mostra, percebeu-se que a cada edição vem crescendo com um número expressivo de projetos de pesquisa inscritos. Outro detalhe que a docente coloca é de que durante o primeiro período o aluno tem mais disponibilidade para desenvolvê-lo, pois, caso contrário, eles só irão ter contato com o processo investigativo no nono período, ou seja, na monografia.
“O resultado dessa atividade é experienciar o processo investigativo e, consequentemente, possam se submeter ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Nesse sentido, a ideia é estimular a pesquisa no contexto acadêmico”, complementou Bentes.
A discente Sophia Nataly Contreira da Costa Farias, apresenta seu projeto de pesquisa intitulado “Aplicação do Direito no contexto do filme Cidade de Deus: uma análise crítica as representações do Sistema Legal Brasileiro” que objetiva demonstrar criticamente a relação entre a ficção cinematográfica e a teoria jurídica, como o Direito funciona na teoria e na prática.
Uma das propostas asseguradas na mostra, é o seu impacto social, mostrar que o Direito está inserido no contexto social, do contrário, não terá nenhuma utilidade. Outra proposta direcionada ao evento, segundo Dorineth Bentes, surge como questionamento: qual será o impacto disso na formação de novos juristas?
Para Breno Gabriel Modesto Braga, apresenta seu projeto de pesquisa intitulado “A tese do marco temporal e o impacto causado pela decisão do Supremo Tribunal Federal” que tem como objetivos compreender o marco temporal e avaliar seu contexto histórico.
Cinéfila de carteirinha, Sophia não esconde que seu hoby favorito e a escolha do tema caiu como uma luva. “Eu vejo o cinema como uma ferramenta para democratizar o acesso à informação” disse a discente que acredita que em muitos casos percebe-se que em comunidades sem assistência do poder público não tem o acesso da informação para transformar a sua realidade.
Para compreensão da temática, Breno Braga teve que se debruçar em noticiários televisivos e bibliográficos sobre o tema. “Querendo ou não, a discussão do tema é muito recente, no entanto, desde dos anos 2000 já se debatia o assunto”, completou o discente.