Revisão Rozana Barbosa
Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
As demonstrações visavam despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à Biologia. O retorno dos alunos do Ensino Médio que fizeram as visitas na exposição foi satisfatório segundo a professora Juscélia Araújo. “Os alunos puderam visualizar e aprender melhor os termos relacionados ao estudo da vida desde a forma mais simples até a forma mais complexa”, disse.
Os alunos bolsistas do Programa Residência Pedagógica (Núcleo de Biologia) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), estiveram participando entre os dias 14 e 16 de novembro, da I Exposição de Biologia na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho, cujo objetivo foi fornecer informações sobre os princípios e conceitos básicos sobre a Biologia.
A bolsista Deiryllane Façanha disse que a exposição foi uma forma de mostrar para os alunos “o quanto a Biologia é fantástica, que os assuntos estudados na disciplina são presentes no cotidiano, trazendo para a prática assuntos trabalhados na teoria”.
Para o bolsista Jonathas Danilo participar da exposição de Biologia na Escola Plínio Ramos Coelho-GM3, no âmbito da Residência Pedagógica, foi útil no que tange à transmissão de conhecimento através das amostras e jogos didáticos como quebra-cabeça das células vegetal e animal, exposição das lâminas de espermatozoides, corpo humano, anatomia animal, taxonomia vegetal e temas de relevância como infecções sexualmente transmissíveis.
Sandro Beleza, bolsista do programa, disse que “a ação foi uma exposição de algumas das temáticas e de certos materiais didáticos elaborados nas aulas ministradas pelos residentes e pela professora durante todo o decorrer da residência pedagógica”.
A discente Ana Sara disse que durante a exposição, percebeu a curiosidade dos alunos ao se depararem com as amostras expositivas e de que isso levou-a refletir sobre a importância de inovar em sala de aula, de recriar novas metodologias no campo profissional.
Já Verônica Almieira, também bolsista do Programa, disse que a exposição de Biologia foi um conjunto de práticas ativas e criativas, envolvendo diferentes temáticas da Biologia, visando à compreensão e dar significados nos assuntos já trabalhados em sala de aula.