FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA Vigilância em Saúde do Amazonas tem avançado significativamente no monitoramento dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) em todo o estado. Somente em 2023 já foi implantado um novo NVEH em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) e realizadas visitas técnicas em Manacapuru, Presidente Figueiredo e Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.
Vigilância existe para prevenir e controlar doenças
Na ocasião, a implantação em Rio Preto da Eva foi firmada em termo de compromisso assinado pela secretária municipal de saúde, Aila Carla da Costa Bernardino.
O NVEH é responsável por identificar, notificar e investigar casos suspeitos ou confirmados de doenças de notificação obrigatória, a fim de prevenir a disseminação de doenças contagiosas. Com a implantação do novo NVEH em Rio Preto da Eva, em 28 de fevereiro, a Vigilância em Saúde do Amazonas ampliou a capacidade de monitoramento e prevenção de doenças na região.
Durante as visitas, foram realizadas avaliações das condições de trabalho dos profissionais de saúde, bem como da estrutura física dos NVEH, prevenção às doenças em ambiente hospitalar e infecções nesses espaços e à ocorrência de incidentes nos serviços de saúde, que poderiam resultar em dano ao paciente.
Integrantes das Comissões de Controle de Infecções em Serviços de Saúde (CCIHs) e Núcleos de Segurança do Paciente, setores da FVS-RCP, também fazem parte das visitas técnicas que ocorrem dentro do monitoramento de Vigilância Hospitalar em vários municípios, em um trabalho interdisciplinar.
Com essas medidas, a Vigilância em Saúde do Amazonas espera fortalecer ainda mais a rede de prevenção e combate às doenças contagiosas em todo o estado, garantindo a segurança e a saúde da população.
“Assim como as ações do CCIHs e núcleos de Segurança do Paciente, a implantação do novo NVEH em Rio Preto da Eva e as visitas técnicas realizadas em Manacapuru, Presidente Figueiredo e Iranduba, são exemplos do compromisso da Vigilância em Saúde Hospitalar do estado”, destaca Fabiana Bianquet, apoiadora técnica da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH) pela FVS-RCP.
A Vigilância Epidemiológica Hospitalar é um conjunto de medidas que tem como objetivo monitorar e prevenir a ocorrência de doenças transmissíveis dentro de um hospital ou unidade de saúde. É um processo contínuo de investigação, controle e prevenção de doenças infecciosas, buscando garantir a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes.
Vigilância Epidemiológica Hospitalar