O parlamentar, que também é engenheiro civil, ao se deparar com a construção, em uma área de encosta, constatou que a obra é uma ameaça para os moradores. “A obra está sem nenhuma contenção. Eles estão fazendo a colocação de estruturas de concreto e de ferro, sem nenhuma compactação. Simplesmente colocada sobre o solo, que está completamente solto. Na hora que chove, infiltra o solo e essa região que já apresenta sinais que cedeu, vai pesar ainda mais e a erosão continua, causando sérios riscos”, explica o vereador.
Durante vistoria na tarde desta sexta-feira (12/05) fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e equipes da Defesa Civil da capital estiveram na Comunidade Nossa Vitória, localizada na zona Leste de Manaus, após denúncia do presidente da 7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas (Comsop), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Peixoto (Agir). Os servidores municipais foram conferir uma obra irregular que corre risco de desabamento, levando perigo para algumas residências da localidade.
Com a fiscalização realizada, os profissionais da Prefeitura de Manaus constataram o problema e por conta disso embargaram a obra.
“Porém, é importante ressaltar que ao embargar essa construção, não queremos prejudicar o morador, na verdade agindo previamente estamos prevenindo tragédias e evitando mortes”, conclui Peixoto.
Peixoto alerta para a necessidade do acompanhamento profissional no andamento de qualquer tipo de construção e reforça o cuidado em obras em regiões de encostas. “Eu entendo que muitas vezes a população de comunidades como a Nossa Vitória não tem recursos para a contratação de um especialista técnico para acompanhar a construção de uma moradia e na maioria das vezes iniciam uma obra onde é possível, a problemática da falta de moradia é uma triste realidade em nossa cidade”, reforça o parlamentar.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de comunicação do VereadorFoto: Emerson Olliver