A primeira etapa do CBI foi realizada em Toledo, no Paraná (PR), de 8 a 12 de março, e contou com mais de 400 jogadores de todo o país, das categorias sub-11 a sub-19. Ao longo dos cinco dias de competição, foram 700 jogos disputados em alto nível.A cidade de Manaus figurou no pódio da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Badminton. Por meio do programa “Manaus Olímpica”, a Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME), apoiou a participação de um treinador e duas atletas com passagens aéreas. A competidora Emilly Caroline Ferreira conquistou a medalha de bronze na categoria dupla feminina sub-11.
O “Manaus Olímpica” promove preparação especial e habilita os destaques do programa “Manaus Esportiva”, para que representem Manaus e o Amazonas nas competições nacionais e internacionais, contemplando também os atletas com passagens aéreas. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, demonstrou satisfação com os primeiros frutos do trabalho realizado.
Além da medalhista Emilly, representaram a Prefeitura de Manaus as atletas Emily Benevides e Kamile Eduarda Cortez. Ao término do Brasileiro, o balanço é positivo, visto que as manauaras finalizaram entre as oito melhores colocadas do Brasil, chegando nas quartas de final em outras cinco modalidades: dupla mista sub-15, simples feminina sub-15, dupla feminina sub-15, simples feminina sub-15 e simples feminina sub-11.
Os bons resultados mantêm as competidoras na disputa das próximas etapas, que darão vagas no Campeonato Sul-Americano da modalidade. O professor Moisés Costa, que acompanhou as competidoras manauaras no Paraná, destacou a importância do apoio da prefeitura para viabilizar o sonho das atletas.
“Resultados como esses são importantíssimos para o nosso trabalho, demonstram a relevância do investimento da Prefeitura de Manaus, a partir da FME, nesses atletas, com treinamentos, aulas, para que eles possam se desenvolver, e quem sabe, transformar o esporte em profissão. Hoje ainda é um hobby, faz parte de um processo educacional, uma formação. Manaus Olímpica é um trabalho que, em longo prazo, visa colocar atletas amazonenses nas Olimpíadas”, ressaltou.
— — —
“Nossos sinceros agradecimentos à Prefeitura de Manaus, na pessoa do prefeito David Almeida, e à FME, na pessoa do diretor-presidente Aurilex Moreira, pelo total apoio para esse excelente resultado e estarmos no páreo para conseguir uma futura vaga no cenário internacional”, concluiu.
Texto e fotos – Divulgação/FME