O sistema cria um contato direto e célere com os motoristas, com compartilhamento de localização e canais de comunicação em tempo real. Atualmente, lideranças que são responsáveis por mais de 10 mil motoristas aderem a esta parceria.
O monitoramento, durante 24 horas, é realizado pelo Ciops. (Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AMMais de 10 mil motoristas de aplicativo que trabalham em Manaus passaram a ser monitorados em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O monitoramento ocorre por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e com uma linha direta entre lideranças e agentes de segurança.
“Eu faço parte do monitoramento do Ciops há quase seis anos e isso tem me beneficiado e nos protegido, porque além de mim, existem várias famílias, e a segurança pública tem nos protegido e levado mais segurança ao nosso trabalho. O motorista tem um link direto com as viaturas, e existem códigos especiais para acionamento. A partir do momento em que passamos o código, as viaturas mais próximas entram em contato, ou vem no local onde fizemos acionamento”, explicou.
A líder de um grupo formado por mais de 500 motoristas, Ingrid Mamed conta que faz parte do sistema há quase seis anos. Ela afirma que esse trabalho da segurança pública trouxe mais tranquilidade para o dia a dia de trabalho.
“Ultimamente tem aumentado a adesão, muitas equipes grandes foram convidadas a entrar, mas existem regras, como ter um bom antecedente criminal, existe a questão de compartilhar a localização, são coisas simples, mas infelizmente muitas equipes não se adaptam a isso”, frisou a motorista.
Ingrid ressalta ainda, que muitos motoristas não aderiram ao sistema, e faz um alerta para a necessidade de mais lideranças procurem o Ciops para terem esse monitoramento.
O Ciops tem procurado cada vez mais lideranças para aderirem ao projeto, já que quanto mais motoristas monitorados, mais segurança será garantida aos trabalhadores que operam no sistema em Manaus. De acordo com o coordenador do Centro, Luiz Ricardo, o condutor que quiser aderir ao monitoramento, basta procurar o Ciops, participar de reuniões e cumprir os requisitos para fazer parte do projeto.
Ciops
“A gente pede aos motoristas que ainda não são monitorados e querem fazer parte do projeto, que nos procure aqui no Ciops, para que através das ferramentas que a gente utiliza hoje, fazer o monitoramento durante 24 horas dessa equipe. Nossas ferramentas são de fácil acesso, como aplicativos de rádio e localização em tempo real” informou o coordenador.