Na data em que se comemora o Dia da Escola, neste 15 de março, a rede estadual de ensino celebra avanços estruturais e educacionais. Por entender a importância da educação nos mais diversos aspectos, o Governo do Amazonas ao longo da gestão tem buscado ampliar as ações voltadas à estruturação, à qualidade do ensino-aprendizagem e à valorização dos educadores, transpondo barreiras e proporcionando aos estudantes uma educação de qualidade. Desde 2019, o Governo do Amazonas revitalizou 415 escolas na capital e no interior.
Em quatro anos, foram entregues 12 Cetis e revitalizadas 415 unidades de ensino da rede estadual
A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, enfatizou a disposição do governo do Estado em continuar olhando com carinho para a educação do Amazonas. “Das 620 unidades de ensino, 415 já receberam serviços de revitalização, mesmo em meio a um período muito difícil (na pandemia), durante os últimos dois anos, não paramos. Fizemos muito em tão pouco tempo. Esse tem sido o resultado de um trabalho conjunto, de muito empenho dos nossos educadores e de apoio e parceria do governador Wilson Lima”, destacou a secretária Kuka.
As unidades de ensino recebem pintura total, troca de telhado completa, troca do forro, troca da fiação elétrica e adequações na cozinha. Uma dessas, é a Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, localizada no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus. A unidade de ensino estava há 16 anos sem receber qualquer tipo de intervenção estrutural.
Em relação ao Ensino Integral, que teve 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) inaugurados até o final do ano de 2022, trata-se de um projeto de modernização da educação estadual. São cerca de 12 mil estudantes que, hoje, desfrutam de uma educação de qualidade, baseada nas necessidades atuais de desenvolvimento, os quais estudam em tempo integral.
Educação Integral
Com investimento de mais de R$ 222 milhões, os Cetis permitem aos estudantes o acesso a um espaço saudável, com uma política que os acolhe e os motiva a buscar um futuro próspero e, deixando-os como protagonistas de suas histórias, segundo a secretária Kuka Chaves.
Estas estruturas estão divididas nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tefé, Manaus, Codajás, Tabatinga, Eirunepé e Boca Do Acre.
Ensino Bilíngue
“Para que esse projeto contemporâneo e arrojado fosse possível, a gestão do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) não mediu esforços para que, em quatro anos, a meta estipulada pelo governador Wilson Lima fosse, de fato, alcançada”, explicou a titular da pasta.
O governador reforçou que atualmente a Secretaria de Estado de Educação e Desporto conta com o ensino bilíngue, inclusive no interior. “No município de Tabatinga, nós temos uma escola bilíngue com português e espanhol e estamos estudando levar esse modelo para outros municípios que estão na região de fronteira. Essa será uma avaliação da comunidade estudantil, dos pais e também dos professores”, disse.
Ainda entre os avanços tanto estruturais, quanto educacionais, durante a abertura do ano letivo de 2023, o governador Wilson Lima anunciou a expansão do ensino bilíngue para mais de dez escolas da rede pública estadual já para 2024. O intuito é fortalecer a formação do estudante, por meio do acesso e o aprendizado de outro idioma e culturas, na capital e no interior.
Em menos de dois anos, 49 escolas da rede estadual receberam a instalação dos laboratórios de robótica, conhecidos como Espaço Maker. Os locais são espaços interativos que estimulam os estudantes a desenvolverem diversas habilidades e competências, por meio de áreas como linguagem de programação, robótica, empreendedorismo, carpintaria, impressão em 3D, eletrônica, gastronomia, entre outras áreas de conhecimento.
Laboratório de Robótica
“Nós, alunos, já estávamos na expectativa da entrega do laboratório. Ainda bem que foi este ano, assim, ainda vou poder aproveitar bastante as atividades e as dinâmicas”, disse.
Dois desses espaços estão localizados em escolas estaduais do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), onde o estudante Luiz Mendonça, de 19 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio, falou sobre a expectativa de receber o laboratório no município.
Todas estas iniciativas transformam e se transformarão em um passo importante para a pavimentação de um futuro seguro para os estudantes da rede estadual de ensino.