“Nós precisamos melhorar os ambientes educacionais, a estrutura física, juntamente com o conteúdo pedagógico, e a questão salarial dos professores, porque nós estamos trabalhando para fazer da educação de Manaus uma das melhores educações do Brasil. Antes a educação era vista como quarto plano, hoje estamos implementando novidades e novas políticas para que a educação seja transformada, e assim possamos elevar o índice educacional”, destacou o chefe do Executivo Municipal.O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira, 12/4, a escola municipal Nina de Araújo Costa Lins, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da capital amazonense, totalmente reformada. Essa é a 303ª unidade de ensino revitalizada pela gestão, e atende cerca de 1.100 estudantes do ensino fundamental, anos iniciais e finais.
Na ocasião, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Dulce Almeida, frisou que além da reforma completa do espaço, a prefeitura instaura mais medidas para reforço na segurança escolar, como o treinamento para novos 350 agentes de portaria (AGP), reforço em câmeras de segurança em todas as unidades de ensino, ações de prevenção contra violência aos alunos, desenvolvido pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), entre outros.
Orçada em cerca de R$ 1,3 milhão, a obra teve duração de três meses, entre janeiro e abril deste ano. O prédio escolar, que aguardava por essa reforma havia 19 anos, passou por reestruturação total no sistema elétrico, pintura geral, além de substituição das luminárias e do forro, revisão da cobertura, louças, revestimentos, paisagismo, execução de abrigo de gás, instalação de coifa na cozinha.
Unidade ampliada
“Nós vamos implementar aqui um sistema de segurança desde a entrada, porque isso faz parte da nossa obrigação, todas as providências em relação à segurança dos nossos alunos já estão sendo tomadas, e nós, educadores e os pais e responsáveis, precisamos trabalhar em conjunto para que essa situação que estamos vendo mundialmente, hoje, pare. Esse é o compromisso da nossa educação na cidade de Manaus”, pontuou a secretária.
Com a reforma, o local recebeu ainda outras melhorias como, construção de um depósito de alimentos congelados, ampliação do abrigo de gás e da lixeira e instalação de janelas para atendimento, grades de proteção e drenos.
A unidade de ensino conta agora com um novo Centro de Tecnologias Educacionais (CTEs), 17 salas de aula, cozinha, quatro banheiros infantis, cinco banheiros administrativos, dois banheiros para Pessoas com Deficiências (PCDs), depósito de alimentos, biblioteca, auditório, além das salas dos professores, informática, arquivos, vídeo, diretoria, secretaria, pedagogia e de recursos.
“Essa obra para a comunidade é uma alegria, porque são quase 20 anos esperando essa reforma. Agora, temos uma escola completa com várias salas e espaços adequados. A nova reforma valoriza bastante os estudantes daqui da região”, compartilha o educador.
De acordo com o gestor da unidade de ensino, Armando Barbosa, essa reforma é uma verdadeira conquista para comunidade do Monte das Oliveiras, bem como irá oportunizar o ensino de excelência aos estudantes.
“Gostei bastante da obra, muito bonita, e está aprovada. Com esse prédio novo meu filho vai poder estudar melhor. Vi que tem câmeras nas salas e faz a gente se sentir mais seguros”, assegura a comunitária.
A designer de sobrancelhas, Franciane Silva, de 31 anos, mãe do estudante do 4° ano, Ruan Silva, de 9 anos, afirmou que a revitalização da escola proporciona dignidade e acolhimento à comunidade escolar.
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andrew Ericles / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAzvb7
Fotos – Matheus Perdiz / Semed