A primeira apreensão foi registrada por volta das 10h, nas proximidades do Parque Nacional de Anavilhanas, no Rio Negro. O suspeito estava em uma embarcação oriunda de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus) e, durante a fiscalização, a cadela de faro para narcóticos Luana indicou que dentro de uma mala havia drogas.
As apreensões ocorreram em duas abordagens distintas, que resultaram em um dano ao crime de mais de R$ 5,8 milhões, próximo a Novo Airão (Foto: Divulgação/SSP-AM)Em menos de uma hora, dez homens foram presos em duas abordagens distintas realizadas pelas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante a operação Hórus/Fronteira Mais Segura desencadeada na Base Fluvial Tiradentes, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Ao todo, com a prisão dos suspeitos, as Forças de Segurança do Amazonas interceptaram mais de 350 kg de maconha do tipo skunk.
Cerca de uma hora depois, em abordagem a uma outra embarcação, que havia saído de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital), Luna indicou que havia drogas dentro de quatro tonéis grandes e um pequeno.
Os policiais, coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizaram os procedimentos de revista e localizaram 7,5 quilos do entorpecente, avaliados em cerca de R$112 mil. O suspeito de ser o dono da mala foi preso em flagrante.
Ao terem seguido com a revista, as equipes localizaram três motocicletas e nove celulares. Todos os suspeitos foram encaminhados ao 77° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Os policiais realizaram a abertura dos recipientes e encontraram 395 tabletes de skunk, pesando aproximadamente 350 kg. Todos os nove suspeitos que estavam na embarcação foram presos.