O beco São Sebastião é conhecido pelos moradores da região como um local de acúmulo de lixo e entulhos, o que pode gerar diversos problemas de saúde pública, como a proliferação de doenças causadas por animais, como ratos e mosquitos, além de alagamentos, já que no espaço existe um igarapé.A Prefeitura de Manaus realizou uma operação de limpeza no beco São Sebastião, localizado no bairro Japiim, zona sul da capital, na manhã desta quinta-feira, 2/3. A ação contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
“Estamos realizando diariamente os serviços de limpeza desses espaços, conforme nos determina o prefeito David Almeida. Estamos em um período de muita chuva e tudo o que for preciso fazer para evitar alagamentos, nós vamos fazer”, assegurou.
Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, a ação de limpeza teve como objetivo eliminar os focos de lixo e entulho, garantindo um ambiente mais saudável para a população e melhorando a qualidade de vida dos moradores da região e minimizando problemas de alagamentos.
Os moradores da região comemoraram a ação da prefeitura e agradeceram a iniciativa. “É uma ação muito importante para a nossa comunidade. O beco São Sebastião estava muito sujo, o que prejudicava a saúde dos moradores. Agora, com a limpeza, temos um ambiente mais saudável e seguro”, disse Helena Araújo, moradora do local.
Durante a operação, foram recolhidos diversos tipos de resíduos, como pneus, garrafas PET, latas, sacolas plásticas, entre outros. Além disso, a equipe realizou a poda de árvores e capinação do terreno, deixando o local mais organizado e seguro.
Paralelo a esse serviço, a Semulsp também executou ações de limpeza no Parque Riachuelo, Tarumã; no Parque Rosa Almeida, Compensa, ambos na zona Oeste; e no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, além da limpeza das orlas dos rios e igarapés.
As operações de limpeza estão sendo realizadas periodicamente em toda a cidade, garantindo a manutenção e higiene dos espaços públicos e contribuindo para o bem-estar da população.
— — —
As equipes de sensibilização continuam atuando na avenida Francisco Queiroz, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e nas ruas Macatuba e Mindu, no bairro Cidade Nova, zona Norte, levando informações quanto ao descarte correto de resíduos domiciliares.
Fotos – Divulgação / Semulsp
Texto – Alex Melo / Semulsp