Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga disse que o novo espaço “ficará para as próximas gerações e quem ganha com isso são os nossos cursos de graduação e de pós-graduação”. Ele acredita que os servidores possuem um local adequado de trabalho, em que se refere ao prédio da BSS, inaugurado em abril de 2021.
A cerimônia de inauguração do Auditório Carícia Leonora Alves Pereira da Biblioteca Setorial Sul da Universidade Federal do Amazonas (BSS/Ufam) contou com a presença do reitor, professor Sylvio Puga, ocorrido nesta quarta-feira, 15. O auditório fica localizado no térreo da BSS e tem a capacidade para 50 pessoas.
Para a gestora da BC, com a inauguração do auditório será possível a realização de eventos internos e externos (comunidade acadêmica), tendo em vista que o espaço será disponibilizado para toda a Universidade, mediante agendamento prévio.
De acordo com a diretora da Biblioteca Central (BC), Rosenira Izabel de Oliveira, o espaço já possuía mobiliário e alguns equipamentos como a lousa interativa, mas, segundo ela, estava faltando apenas a climatização para a entrega do ambiente. O auditório leva o nome da bibliotecária Carícia Leonora Alves Pereira que dedicou boa parte de sua vida, prestando serviços com competência e dedicação para então Universidade do Amazonas (UA). Dentre as atividades exercidas, estão: bibliotecária de referência, diretora de setoriais, catalogadora e diretora da Biblioteca Central.
Em seguida, foram homenageados os profissionais que não são bibliotecários. A diretora do Sistebib afirmou que “homenagear esses profissionais é reconhecer o trabalho brilhante que eles desenvolvem na biblioteca, sem os quais não conseguiríamos realizar um trabalho com qualidade e excelência. Dentre esses profissionais temos jornalista, filósofo, economista, engenheiro e advogado.
Na ocasião, em alusão ao Dia do Bibliotecário que se comemora no dia 12 de março, o Sistema de Bibliotecas da UFAM (Sistebib) promoveu uma homenagem aos bibliotecários que atuam na universidade de forma dinâmica, a qual é marcada pela reinvenção, no sentido de a cada dia acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo.
Em seguida, a bibliotecária Maria Socorro Coelho da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), levantou considerações sobre a inovação na Biblioteconomia e seu impacto nos processos internos do Sistebib e seus serviços e produtos ofertados. Encerando as atividades de inauguração, a professora do curso de Biblioteconomia, Danielly Inomata, pontuou sobre inovação nos serviços de referência, atividade que atua junto ao atendimento de interagentes.
A diretora agradeceu pela contribuição para a construção de um sistema de biblioteca forte em busca do cumprimento de seu papel no ensino na pesquisa na extensão e na inovação. Posteriormente, os bibliotecários e colaboradores do Sistebib foram homenageados pelo mesmo, juntamente com a direção da Biblioteca Central.
A comemoração da profissão acontece no dia 12 de março em todo o país que também homenageia Manuel Bastos Tigres, primeiro bibliotecário concursado do Brasil que atuou no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Um dia para lembrar do bibliotecário, profissão do presente e futuro
Essas manifestações enfatizaram o impacto da profissão bibliotecária em ambientes de informação, visto que seu insumo de trabalho é a informação, independente da tipologia de conteúdo ou suporte.
Desde a instituição do decreto 84.361/80, esse vem sendo lembrado a fim de potencializar a valorização da profissão. Após o Projeto de Lei 3081/22 prevê a desregularização de profissões, dentre elas, a bibliotecária, a luta contra o desmonte da profissão tornou-se mais ativa, o que gerou mobilizações nas redes sociais e canais oficiais de organizações posicionadas contra a proposta.
Novas tecnologias da informação estão surgindo e, consequentemente, impactam nas atividades da profissão, exemplos disso são os chatbots programados com inteligência artificial, formatos flexíveis de catalogação como o Resource Description and Access (RDA) e a web 3.0 que descentraliza e dinamiza os meios de disponibilização de produtos e serviços da informação. Cabe, portanto, aos bibliotecários aperfeiçoarem nesses assuntos para fomentar a construção de uma Biblioteconomia progressista e atenta a tendências e demandas oriundas da sociedade da informação.
Sua atuação visa gerir e dispor de informações criteriosamente processadas, ora em campos de atuação tradicionais como bibliotecas e arquivos, ora em campos emergentes como emissoras de TV, editoras e consultorias acadêmicas.
Assista o evento em comemoração do dia da pessoa bibliotecária na íntegra por meio do Canal do Sistebib – UFAM