A vereadora Yomara Lins, a propositura da homenagem destacou a relevância desses profissionais, que atuam diariamente levando informação à sociedade, que reflete significativamente na vida dos cidadãos. Além da Casa Legislativa manter o contato com a imprensa para a divulgação dos trabalhos legislativos.Em Reunião Solene, no Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada, nesta quinta-feira (13/04), profissionais da imprensa de Manaus foram homenageados em alusão ao dia do jornalista, celebrado no último dia 7 de abril. A homenagem foi de propositura da vereadora Yomara Lins (PRTB). Ao todo, 69 profissionais foram homenageados.
“Significa valorizar a classe, agradecer por todas as informações que são nos dadas diariamente. Uma classe que está sempre dedicada ao seu trabalho, sem medir esforços para nos trazer informações. Nós estamos como Casa do Povo, e é importante que nosso trabalho seja divulgado para que a sociedade venha a saber exatamente aquilo que estamos fazendo”, disse Yomara.
“É muito importante quando o parlamento homenageia quem de fato dá a voz à sociedade. Manaus tem passado por vários problemas, e a CMM como caixa de ressonância que recebe todas essas demandas conta muito com apoio dos jornalistas da imprensa para levar para a sociedade as informações que se passam aqui dentro. Então quando a Câmara abre as portas para homenagear esses profissionais é um aceno positivo”, disse Mário.
Homenageados – Entre os homenageados destacam-se servidores que atuam na Diretoria de Comunicação (Dicom), da CMM. O diretor geral de Comunicação da Câmara Municipal, Mário Marinho, destacou que é importante a Casa Legislativa abrir as portas para os profissionais da imprensa.
O jornalista Fábio Melo da Rede Amazônica, conhecido por fazer coberturas jornalísticas políticas na capital, foi um dos homenageados. Ele agradece o reconhecimento, ressaltando o reconhecimento dos políticos, que de certa forma contribui e ajusta o relacionamento entre os dois lados, que diante aos últimos acontecimentos houve uma polarização, prejudicando o trabalho do jornalista.
A coordenadora de jornalismo da Dicom, Nathalia Andrade, destacou que é importante essa homenagem, ainda mais em tempos de Fake News, em que o jornalista trabalha para combater a desinformação. “Estamos acostumados a estar aqui com as nossas equipes, não só da Casa como também, equipe das TVs, das rádios de fora da Câmara, cobrindo diversas solenidades. Sabemos a importância e o papel que o jornalismo tem na sociedade em tempos de Fake News , que temos que combater essas notícias falsas que geram desinformação. Então ter esse trabalho reconhecido é gratificante”, disse.
A solenidade contou com a apresentação do cantor Marcos de Paula, pronunciamento das autoridades e entrega de diplomas aos jornalistas.
“Muita gratidão pela lembrança do nosso nome e nos homenagear. É a primeira vez que eu recebo uma homenagem como essa, atuando 27 anos na profissão. Nosso trabalho é importante, e a gente passou por um momento bem delicado em relação ao profissional jornalista”, disse Fábio.
Foto: Diego Caja – Dicom/CMM