A solenidade foi presidida pela vereadora, Yomara Lins (PRTB), vice-presidente da CMM. A proposta da sessão, de autoria das vereadoras Glória Carratte (PL) e Professora Jacqueline (União Brasil), ocorreu no plenário Adriano Jorge da Casa Municipal, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08/03). A Reunião Solene foi marcada pela entrega de diplomas de honra ao mérito para parlamentares, servidoras da Casa, gestoras públicas e convidadas de vereadores.
Proponente da solenidade e decana da Casa, a vereadora Glória Carratte falou sobre a importância da data para celebrar o papel da mulher na sociedade com impacto em outras diversas áreas como medicina, artes, família, educação e na política.
A sessão foi aberta com a composição da Mesa de Honra, composta pelas quatro vereadoras que fazem parte da atual legislatura: Yomara Lins, Glória Carratte, Professora Jacqueline e Thaysa Lippy (PP). Em seguida, os parlamentares iniciaram a entrega de diplomas de honra ao mérito para as convidadas.
Em seu discurso, a vereadora Professora Jacqueline afirmou que o dia 8 de março deve ser um momento, acima de tudo, para a reflexão e para cobrar da sociedade a igualdade entre homens e mulheres, direito estabelecido na Constituição Federal.
“Tenho 22 anos de Câmara Municipal e nunca fui desrespeitada por nenhum vereador, nenhum parlamentar desta Casa e agradeço o carinho de todos. Continuarei apoiando as mulheres, abraçando a diversidade e lutando por mudanças que nos levem à justiça social”, pontuou a parlamentar.
Uma das homenageadas foi a presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga. A gestora ressaltou a importância da mulher em espaços de tomada de decisões.
“Que esse dia seja o dia de reflexão, de procurar mais espaço para todas nós, porque o espaço não é pra mim, é para todas nós: como mãe de família, como profissionais, como parlamentar, como sogras, como madrastas, porque sempre serão as mulheres que ocuparão esses espaços de cuidar do outro”, disse a vereadora.
Além de Oreni, participaram da Mesa de Honra a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, além de representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“A mulher é muito mais dedicada ao que ela faz, muito mais comprometida, e a mulher dá sempre uma resposta melhor para a sociedade, então para nós é um privilégio fazer parte dessa gestão”, pontuou.