O evento ocorreu entre os dias 13 a 16 na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista (RR) e contou com a participação das professoras do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (Icsez), Graciene Siqueira, Cândida Nobre e Marina Magalhães e de oito alunos em uma caravana com nove trabalhos que concorreram a várias premiações durante o evento.
O canal de vídeos educativos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins, leva novamente o primeiro lugar na premiação da Região Norte na produção audiovisual para mídias digitais na 20 ª edição do Intercom Norte 2023, realizado em Boa vista (RR).
A professora Soriany Neves, coordenadora do projeto, destaca que esse prêmio do Amazônia Ribeirinha vem dar mais peso às produções do curso de Jornalismo da Ufam, sobretudo no interior onde as condições de trabalho são desafiadoras, mas não impedem a produção de algo inovador. A discente Katharina Lira, aluna líder do canal durante o evento, descreveu a participação no Intercom Norte 2023 como uma experiência única dada a troca de conhecimentos e informações entre professores e estudantes. “Foi uma experiência incrível, e acredito que foi muito importante representar o Amazônia Ribeirinha e ganhar o prêmio pela região norte”, ressaltou Lira.
O Amazônia Ribeirinha concorreu com a 4ª e a 5ª temporadas, coordenadas pelas professoras Soriany Neves e Cândida Nobre, com a produção de 13 vídeos durante os semestres do ano de 2022, que podem ser acessados em https://www.youtube.com/@AmazoniaRibeirinha/videos.
O curso de jornalismo, campus de Parintins, também levou mais três prêmios, nas seguintes categorias:
Recém-chegada no Baixo Amazonas na ocasião em que coordenou temporariamente o projeto, a professora Cândida Nobre ressaltou a relevância do canal como instrumento para conhecer um pouco mais a realidade dos ribeirinhos, ao mesmo tempo em que destaca a importância da formação dos estudantes de jornalismo para o uso da linguagem digital sem abrir mão de uma perspectiva cidadã.
Trabalho: Portal Icamiabas
Categoria Empreendedorismo em comunicação
Orientadora: Prof. Soriany Neves
Autor: Willian Yhano Araújo Costa (Ufam/Icsez)
Trabalho: Radio Novela O Banzeiro do Mamuru
Categoria Ficção em áudio e rádio
Representada pela Co-autora: Estéfane Alexanda
Autora: Vivian Karine da Cruz Tourinho (Ufam/Icsez)
Categoria Ensaio Fotográfico e artístico
Orientadora: Profa. Marina Magalhães
Orientador: Marcelo Rodrigo
Autor: Estéfany Alexandra Menezes Machado (Ufam/Icsez)
História do Canal Amazônia Ribeirinha
A iniciativa tem como propósito mostrar aspectos de uma Amazônia Ribeirinha sem exotizá-la ou considerá-la como primitiva, atrasada, ampliando dessa forma o conhecimento sobre os povos tradicionais dessa parte da Amazônia Ocidental.
O canal foi criado durante a pandemia, quando a maioria das universidades funcionou por meio de aulas e atividades remotas. E foi nesse período que, em março de 2021, o Amazônia Ribeirinha entrou no ar no Youtube com a proposta de produzir conteúdos educativos sobre a Amazônia Ribeirinha. Em 2021, a jornalista e egressa Kelly Sobral foi quem representou o canal pela primeira vez no evento e foi premiado na etapa regional do Intercom Norte na categoria Produções audiovisuais para Mídias digitais.
O canal até a 5ª temporada produziu cerca de 70 vídeos entre 2021 e 2022, com mais de 12 mil visualizações, e conta com um acervo de produções interessantes que vai desde a websérie documental sobre a Pandemia no Amazonas, com os episódios “Agonia indígena na crise de Covid-19” e as “Aulas nas ondas do rio e do rádio” e o documentário “Cultura e Resistência”, produção resultante de trabalhos de conclusão de curso feitos pelos alunos de jornalismo do Campus de Parintins.