Coordenado pelo Ministério da Justiça, o curso voltado para atendimento às crianças faz parte da ação de conscientização do Governo Federal. Ao todo, 33 servidores das forças de segurança do Amazonas participam da atividade.
Manaus é a terceira cidade brasileira a receber o curso. (Fotos: Nonato Rodrigues/SSP-AM)A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizam pela primeira vez no Estado, o curso nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. As atividades começaram nesta segunda-feira (16/10), e se estendem até sexta-feira (20/10), na sede do Instituto Integrado de Ensino (IESP), zona sul de Manaus.
Para a professora Nivea Valença, que veio do Rio de Janeiro ministrar o curso no Amazonas, a iniciativa é importante para que os profissionais da segurança tenham a capacitação necessária para lidar com as crianças vítimas de violência. Segundo ela, é importante discutir o tema de forma mais aprofundada com os servidores.
“O foco do Governo Federal é essa população que é excluída naturalmente da sociedade, crianças e adolescentes vítimas de violência. A população ribeirinha é distante da capital e qualificando a Polícia Civil e Polícia Militar, podemos atender melhor esse público”, disse o coordenador do curso, sargento Cartilho.
“Esse curso tem uma temática muito abrangente, então, eu, por exemplo, que sou lotada no interior do Estado do Amazonas. A gente lida com todas as diversas temáticas, principalmente com públicos vulneráveis e esse atendimento é de suma importância” afirma a investigadora.
A investigadora da Polícia Civil do Amazonas, Priscila Brasil, falou sobre a importância dessa capacitação para os servidores que atendem o interior do Estado.
O coordenador do curso, sargento Cartilho, informou que Manaus foi a terceira cidade escolhida para receber o curso, após um estudo realizado pelo Ministério da Justiça. Outras edições do curso serão realizadas anualmente na capital.