Por Agência Amazonas
Unidos da Cidade Nova assume título de campeã do acesso B, e a Dragões do Império, do acesso B; resultado dá um novo destino às agremiações em 2024
FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia CriativaNesta segunda-feira (20/02) foram conhecidas as escolas de samba dos grupos de acesso campeãs do Carnaval 2023. A Unidos da Cidade Nova conquistou o primeiro lugar do Grupo B, com o enredo “Cidade Nova é fogo e justiça, Xangô no reino do Norte”. A Dragões do Império assumiu a liderança do Grupo A, levando para a avenida o enredo “Bosquinho Poeta – A estrela poética de um sonhador, hoje reina na Dragões do Império”.
Com a classificação, no próximo ano, a Unidos da Cidade Nova passa a disputar no Grupo de Acesso A. Já a Dragões do Império sobe para o Grupo Especial.
A presidente da escola campeã do acesso B, Fátima Romano, comemorou o título. “Essa vitória representa muito para a gente, pela comunidade, pela diretoria. Foi muito trabalho, suor de todos, e eu só tenho que agradecer à diretoria. Eu resgatei o meu título e estou entrando pela porta da frente de novo”, emociona-se Fátima.
O presidente da Dragões do Império, Carlos Silva, destacou o trabalho de sete meses da comunidade. “A gente trabalhou desde julho, não trabalhamos desde agora como todo mundo trabalhou. Viajamos duas vezes para São Paulo para comprar o material, foi um planejamento muito grande”, assegura o dirigente, comemorando o resultado: “Estamos muito felizes! São Jorge está em festa”.
;FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia CriativaTradicionalmente, as escolas dos Grupos de Acesso B e A dão início à programação de desfiles no Sambódromo. Neste ano, as apresentações aconteceram respectivamente nos dias 16 e 17 de fevereiro, como parte de um um conjunto de ações do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatizou o trabalho das agremiações levado à avenida e o empenho das escolas.
“Isso também é um reflexo do investimento feito pelo Governo do Amazonas neste ano que ampliou o recurso destinado às escolas e refletiu na avenida com a qualidade maior daquilo que foi apresentado. Isso certamente valoriza os profissionais que estão trabalhando, as pessoas que estão desfilando também se sentem devidamente valorizadas, e o público corresponde com o seu caloroso aplauso”, destaca Apolo.
Além do secretário, participaram da mesa de apuração o representante da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam) e do Grupo de Acesso Oficial (GAO), entidades que representam os Grupos de Acesso A e B.
As escolas foram avaliadas pelos jurados nos quesitos: Bateria, Samba de Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Classificação do Grupo B
1 – Unidos da Cidade Nova
2 – Meninos Levados
3 – Império do Mauá
4 – Unidos do Coophasa
5 – Ipixuna
6 – Gaviões do Parque Dez
7 – Legião de Bambas
8 – Leões do Barão Açu
Classificação do Grupo A
1 – Dragões do Império
2 – Presidente Vargas
3 – Acadêmicos da Cidade Alta
4 – Sem Compromisso
5 – Tradição Leste
6 – Império do Havaí
7 – Beija Flor do Norte
8 – Mocidade do Coroado
9 – Mocidade Independente da Raiz
;;