FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Com o enredo “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”, que falava sobre a água, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida se sagrou campeão do desfile das escolas de samba do Grupo Especial em 2023.
Por Agência Amazonas
Quinta escola a desfilar na noite de sábado (18/02), a agremiação campeã de 2020 manteve o título do Grupo Especial em 2023
Em segundo lugar ficou o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família, com 268,50 pontos, e em terceiro o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, também com 268,50 pontos.
A escola havia sido campeã em 2020, último ano em que houve desfile com a presença do público e disputa de título. Em 2023, em noite de muita chuva, a verde e branco levou o público presente no Sambódromo a uma viagem sobre a formação do planeta Terra, ressaltando a importância da água na existência da vida, o que lhe rendeu os 268,70 pontos que garantiram o primeiro lugar.
“A gente viu um belíssimo espetáculo passando pela Avenida do Samba. O Governo Wilson Lima fez esse trabalho de investimento no Carnaval, compreendendo a importância dele não só como uma identidade do povo, como um evento importante para a cultura do nosso estado mas, acima de tudo, pela a capacidade que ele tem de geração de trabalho, emprego, renda e oportunidade”, disse o secretário.
O desfile das escolas de samba é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o desfile das escolas de samba teve um saldo muito positivo.
O presidente da Aparecida, Luiz Pacheco, a maior responsabilidade da escola é com a sua comunidade. “Nossa comunidade é uma comunidade pequena, mas é grandiosa quando quer fazer Carnaval. Nós estamos com as melhores cabeças para fazer Carnaval e a comprovação foi agora”, afirmou.
FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Marcos Apolo Muniz parabenizou a todos os presidentes das escolas de samba e, em especial, às grandes vencedoras do Carnaval 2023: Unidos da Cidade Nova, campeã do Grupo de Acesso B; Dragões do Império, campeã do Grupo de Acesso A, e Mocidade Independente de Aparecida, campeã do Grupo Especial.
Em oitavo lugar, com 265 pontos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Primos da Ilha vai desfilar no Grupo de Acesso A em 2024.
Pacheco também ressaltou que o resultado foi apertado e que, durante a apuração, as três escolas que ficaram nas primeiras colocações se revezaram na liderança. “Estávamos na frente, depois atrás, depois na frente de novo. Foi uma disputa acirrada, muito boa”, comemorou.
AGREMIAÇÃO E TOTAL DE PONTOS VÁLIDOS
;FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa Confira o resultado final da apuração:
1º LUGAR – G.R.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA: 268,702º LUGAR – G.R.C.E.S. A GRANDE FAMÍLIA: 268,503º LUGAR – G.R.E.S. REINO UNIDO DA LIBERDADE: 268,504º LUGAR – G.S.R.E.S. ANDANÇAS DE CIGANOS: 267,305º LUGAR – G.R.E.S. VILA DA BARRA: 267,306º LUGAR – G.R.E.S. VITÓRIA RÉGIA: 267,207º LUGAR – G.R.E.S. UNIDOS DO ALVORADA: 265,408º LUGAR – G.R.C.E.S. PRIMOS DA ILHA: 265,00