O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou nesta segunda-feira (13/02), por volta das 9h, mais uma ação de conscientização dentro da programação de Carnaval que está sendo desenvolvida pela instituição. Desta vez, o foco foi o cruzamento entre a avenida Mário Ypiranga Monteiro e a rua Salvador, na zona centro-sul de Manaus, onde condutores receberam orientações e material informativo sobre segurança no trânsito.
A Gerência de Educação para o Trânsito, do Detran-AM, é responsável por orientar pedestres e condutores de como se comportar perante o trânsito, e como evitar acidentes e outras intercorrências. De acordo com Luciene Mello, técnica do departamento, essa ação de conscientização é de suma importância.
“Todos os anos, é importante alertar os foliões que eles podem brincar à vontade, mas se for dirigir, não beba. Vá de aplicativo, carona, amigo da vez”, salienta ela.
A ação visa também conscientizar e orientar os condutores sobre os perigos de dirigir sem cinto de segurança; ensinar como usar corretamente a cinta jugular do capacete, no caso de motociclistas; e alertar os pedestres sobre a importância de andar na faixa e aguardar o sinal para a travessia de vias.
Ainda durante a atividade, o Detran-AM distribuiu lixeiras personalizadas com o slogan “Neste Carnaval, não caia na batida errada”. “Essas lixeirinhas servem como um alerta aos condutores para que tenham consciência durante esse Carnaval”, reforça Luciene.
Programação
Desde o dia 4 de fevereiro, a Gerência de Educação Para o Trânsito do Detran-AM está nas ruas trabalhando na conscientização de condutores e pedestres neste período de Carnaval.
Além das quadras das escolas de samba, a instituição também está presente nas bandas de Carnaval e cruzamentos de trânsito, e também marcará presença no Desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Amazonas, neste sábado (18/02).
Fiscalizações
Em paralelo, a fiscalização do Detran-AM também está promovendo operações em diversos pontos da capital com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito e garantir um tráfego mais seguro.
Entre a noite da última sexta-feira (11/02) e a madrugada desta segunda-feira (13/02), a “Operação Lei Seca” realizou 156 autuações, das quais 61 pela infração de dirigir sob efeito de álcool e 13 por recusa a realizar o teste de etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.
Além dos procedimentos administrativos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foram encaminhados à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) dois condutores: o primeiro pela prática dos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e desacato, e o segundo por desacato e desobediência.
A fiscalização também realizou ação nos postos de gasolina das avenidas das Torres e do Turismo, com a finalidade de flagrar e autuar os veículos com irregularidades, especialmente os “paredões” de som que são alvos de perturbação do sossego público.