FOTO: João Pedro/Procon/AMOs consumidores amazonenses se preparam para curtir, nos próximos dias, a folia de Carnaval, data que marca o calendário e a cultura do país. Muitos pretendem viajar nesse período, e por isso o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) realizou, nesta quinta-feira (09/02), blitz educativa nas agências de viagens localizadas nos shoppings da capital. O intuito é instruir o mercado para melhor atender o consumidor amazonense, garantindo os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Por Agência Amazonas
Foco da iniciativa é orientar mercado para melhor atender consumidor
No ano passado foram registradas 579 reclamações no Procon-AM contra os fornecedores do setor. Problemas com as cobranças indevidas e com os contratos foram os principais motivos de insatisfação dos consumidores que procuraram o órgão.
A blitz faz parte da programação da campanha “Com o direito do consumidor não se brinca”, iniciativa do Procon-AM que prevê ações diárias do órgão de defesa junto ao comércio no estado durante o período das festas carnavalescas. As atividades incluem a distribuição de cópias do CDC aos lojistas e vendedores.
Durante a blitz de hoje, foram entregues exemplares do CDC para os empresários e vendedores. “O empresário, munido de informações sobre os direitos dos consumidores, pode criar uma relação mais próxima ao cliente com melhor qualidade de serviço e mais transparência nas negociações”, afirma Raquel Lima, chefe do Departamento de Fiscalização.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destaca que equipes de fiscalização do órgão estão nas ruas para orientar os empresários e vendedores das agências de turismo na capital. “O nosso intuito é de apoiar a economia do turismo e fazer valer o direito do consumidor amazonense”, afirma.
Jalil Fraxe enfatiza que a atuação do Procon-AM visa assegurar que os foliões não tenham dor de cabeça em um período de festividade. “A nossa equipe de fiscalização estará vigilante nas blitze, e os nossos canais de atendimento via site, e-mail, telefones e redes sociais à disposição da população para receber as denúncias dos foliões”.
O órgão de defesa do consumidor enfatiza que os empresários devem ficar atentos ao art. 30 do CDC, que determina que “toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.
Canais de atendimento
FOTO: João Pedro/Procon/AMPara melhor atender a população amazonense, o Procon-AM dispõe de atendimento em sua sede, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo. Outros canais de atendimento do órgão são os números 0800 092 1512 e (92) 3215-4009, o site www.procon.am.gov.br e o e-mail [email protected].