Por Agência Amazonas
O Ceci atende envelhecentes e idosos, oferecendo uma gama de atividades de segunda a sexta-feira
FOTOS: Juliana Siqueira/SeasOs idosos que participam dos Grupos de Convivência do Centro de Convivência do Idoso (Ceci), bairro de Aparecida, Zona Sul de Manaus, foram recebidos com fanfarra e palavras de boas-vindas por parte do setor psicossocial do centro, nesta segunda-feira (23/01), durante o retorno às atividades de 2023. Administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com ajuda de parceiros, o Ceci atende envelhecentes e idosos, oferecendo uma gama de atividades de segunda a sexta-feira.
O Ceci possui seis grupos voltados para essa faixa etária, sendo em torno de 20 pessoas por grupo. São eles: Futuro Melhor, Guerreiros, Estimuloteca, Academia da Memória, Nova Conquista e Vivendo e Cantarolando. “Estudamos a possibilidade de criar novos grupos de convivência neste ano”, admitiu a diretora do Ceci, Lilian Albuquerque.
A diretora do aparelho público informou ainda que, no dia 06 de fevereiro, terão início as atividades do Projeto Mais Vida voltado aos idosos com atividades de esporte, lazer e entretenimento. “Vamos ter uma programação bem variada neste ano”, assinalou.
Há 9 anos, Maria de Fátima Nascimento Andrade, 64 anos, participa de atividades no Ceci, de segunda a sexta-feira. “Faço ginástica, dança, aula de memória e as oficinas de artesanato, o que me faz revigorar”, disse.
No grupo dos envelhecentes, fase entre os 40 e 65 anos, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), Sandra Mota da Conceição, 59 anos, faz aula de memória no Ceci. “O retorno às atividades é excelente, sinto-me feliz em participar de atividades no centro”, admitiu.
O grupo de fanfarra é formado por alunos da Escola Municipal Elvira Borges, situado na Compensa.