Exibição marca a parceria do departamento com o projeto Cine&Vídeo Tarumã
O estudante Eros de Sousa, voluntário do programa Cine&Vídeo Tarumã – projeto universitário com mais de 30 anos de atividade que funciona como um cineclube – destaca a importância da parceria. “Juntar um projeto tão tradicional como o Cine & Vídeo Tarumã com o Daest, que oferece um apoio essencial aos alunos da Ufam, é uma forma também de trazer a questão do debate sobre as necessidades dos alunos, eisso sendo por meio do cinema, torna tudo ainda mais significativo”, afirmou.
O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou na tarde desta terça-feira, uma sessão de cinema especial em alusão ao Dia Internacional do Combate à LGBTFOBIA, instituído para o dia 17 de maio, com a exibição do filme “Tu me manques”. A sessão – que foi realizada no miniauditório Narciso Lobo, localizado no primeiro andar da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFAM), setor Norte – faz parte do projeto CineDaest. O projeto se propõe a ser uma forma de acesso à cultura e lazer para os alunos dentro da Universidade, além de promover debates relevantes para a sociedade acadêmica.
O filme escolhido para o Cine Daest de maio, “Tu me manques” é um filme boliviano,indicado ao Oscar de 2019, que conta a história de Jorge, um pai severo e tradicional que descobre que Gabriel, seu filho, cometeu suicídio por não conseguir suportar o peso de conviver com a sua família homofóbica. Após a reprodução do documentário foi proposto um debate entre os alunos sobre a diversidade e o preconceito sofrido pelos indivíduos LGBTQIA+ na sociedade e,principalmente, dentro de casa. Além disso, foram oferecidas 3h complementares a todos os estudantes que participaram do evento.