Colaboração por Cine & Vídeo Tarumã – Projeto de Extensão desde 1992
Por bastante tempo, personagens femininas de grandes obras cinematográficas eram frequentemente colocadas em um arquétipo voltado para o olhar masculino. Como as protagonistas eram criadas para agradar o sexo oposto, suas relações e personalidades eram sempre atreladas a figura de algum homem, não existia espaço para seu desenvolvimento, se não em função dos seus “heróis”. Em outras palavras, elas deviam cumprir seu único papel: ser o interesse amoroso de um dos mocinhos da história. Inconformada com a situação, Alison Bechdel, uma renomada cartunista norte-americana, cria o conceito de “teste de Bechdel”, onde iremos levar em consideração alguns pontos que vão definir se o filme fez um bom trabalho de representação feminina. Para isto, basta que pelo menos duas mulheres conversem uma com a outra sobre algum assunto que não seja relacionado a um homem.
O projeto de extensão Cine&Vídeo Tarumã pergunta: você conhece o Teste de Bechdel?
“Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre” vai abrir a semana de exibições na terça-feira (6). O filme segue a história de Autumn (Sidney Flanigan), que se vê sem saída ao descobrir sua precoce gravidez durante a adolescência. Neste cenário delicado,nossa protagonista vai contar com o apoio e ajuda de sua inseparável prima Skylar (Talia Ryder) para garantir que ambas embarquem até Nova York,onde poderão encontrar ajuda no tratamento que Autumn necessita. A obra vai explorar principalmente o processo de amadurecimento de suas protagonistas, que é executado de forma bastante sutil e satisfatória pela diretora e roteirista do projeto, Eliza Hittman.
Serão exibidos dois filmes que fogem da curva esperada por papéis femininos no cinema. As obras seguem mulheres jovens que estão passando por desafios reais da vida, afastando-se da superficialidade que já lhe foram atribuídas historicamente.
As sessões ocorrem no Miniauditório da FIC (Faculdade de Informação e Comunicação) localizado no setor Norte da UFAM. Iniciam às 12h30 e são gratuitas. A programação também conta com 2 horas complementares por filme aos participantes.
Por fim teremos Perfect Blue (1997), na quarta-feira (7), concluindo da melhor forma possível. A adaptação se guiará pelos passos de Mima Kirigoe, ex-cantora pop que abdicou dos palcos para tentar carreira como atriz. Sua decisão não é bem vista por muitos de seus fãs, especificamente por um deles que passa a persegui-la de forma obsessiva. Em meio ao caos, Mima ainda deve lidar com seu problema de dissociação do que é real ou não,tudo isso enquanto um rastro de assassinatos se desenrola ao seu redor. O filme é dirigido pelo respeitável Satoshi Kon, possuindo bastante relevância e importância na cultura pop, chegou a inspirar grandes obras como o filme Cisne Negro (2011).
O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.
Sobre o projeto